Reflexão e ação do caderno 3 da etapa 1: tópicos 3 e 4

Reflexão e ação do caderno 3 da etapa 1: tópicos 3 e 4

Tópico 3: Após leitura das finalidades da educação básica, responder - Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?

           A partir da leitura e análise das finalidades da educação básica, podemos produzir uma tabela comparativa expondo nossa posição quanto o que era praticado na escola na época em que éramos alunos com o período atual, enquanto docentes. Assim, teremos:

Obervação: para ver este arquivo completo, ver o link anexo.

 
Tópico 4: Após leitura da proposta curricular da escola e dos componentes curriculares, bem como de uma roda de diálogo sobre o currículo da escola em todas as suas dimensões, sistematize as conclusões e as socialize.

          A escola hoje tem como grande desafio compreender, e buscar resolver, o paradoxo que se estabeleceu ao longo da história no que se refere ao processo de desenvolvimento epistemológico dos educandos, ou seja, conseguir aliar o domínio das linguagens e conteúdos historicamente acumulados com o aperfeiçoamento das capacidades reflexivas, processo este mediado pelas tecnologias e fundado num método onde a pesquisa e o ato comunicativo construam relações e indivíduos cada vez mais humanos.
          Porém, isso não deve ser uma proposta de somente um ente social, mas sim um compromisso de todos os envolvidos no processo pedagógico. Com uma mantenedora democrática e comprometida, com pais responsáveis e envolvidos, com professores bem formados, reflexivos e pesquisadores e, principalmente, com educandos participativos e estimulados chegaremos realmente à formação integral. Caso contrário, isso só será a utopia de um indivíduo ou de um pequeno grupo.
Nesse sentido, desenvolvemos uma tabela onde são apontados elementos de como a escola é atualmente e, em contrapartida, como deveria ser, visando dessa forma tornar a formação integral um sonho possível:

Obervação: para ver este arquivo completo, ver o link anexo.