Após reflexão das questões propostas ao grupo acerca do preconceito, chegou-se às seguintes respostas:
A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar, e, para vencê-lo, devemos trabalhar com as seguintes perspectivas:
- Respeitar a história do indivíduo, levando em conta as suas experiências;
- Reduzir o número de alunos por turma para dar uma atenção mais personalizada;
- Procurar conhecer as diferenças, sabendo que, apesar delas, cada ser é singular;
- No contato com os alunos, cabe ao professor esforçar-se para identificá-los pelos seus nomes.
Quanto às situações de aprendizagem, o professor propiciará ao aluno atividades que levem o aluno à elaboração de conceitos para que, assim, amplie a sua visão de mundo e o façam a tomar decisões próprias.
Chegou-se ainda à conclusão de que o respeito é a mola mestra para se evitar o preconceito e que ao ministrar as suas aulas, o professor deve priorizar o conteúdo e não confundir respeito com paternalismo.