CEEP PEDRO BOARETTO NETO
CASCAVEL PARANÁ
ORIENTADORA: DENISE ELIZABETH PASQUALETTO
INÊS DOS SANTOS
FRANCISCA FIRMINO DA SILVA
CRISTIANE LUZIA BISSANI
ADRIANA NASCIMENTO
EDERSON DAVID
CLÓVIS ORTIGARA
ANETE TRASEL
FÁBIO GIACOMEL
ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS
ANDRÉ JANDREY
ANNA JOYCE PEREIRA COSTA
ELOISA ANTUNES
EVALDO SANTANNA
HEFREN THADEU TEIXEIRA ALVES
EUNICE BILLER
REFLEXÃO E AÇÃO
Caro professor, cara professora, leiam as proposições abaixo, retiradas do livro Ensino de Ciências e Cidadania das autoras Myrian Krasilchik e Marta Marandino (2007, p. 54-55). Este livro pode ser encontradona biblioteca da sua escola, pois faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor, do ano de 2010.
ENSINAR CIÊNCIAS É:
· Estimular atividade intelectual e social dos alunos.
· Motivar e dar prazer pelo aprendizado.
· Demonstrar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de um esforço cumulativo de toda a humanidade.
·Demonstrar que o conhecimento científico vai mudando à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos.
· Estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na exploração de fenômenos de interesse dos alunos.
· Fazer com que os estudantes conheçam fatos, conceitos e ideias básicas da ciência.
· Dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas.
ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É:
· Realizar exercícios de laboratório seguindo “receitas”, sem promover discussões para análise de procedimentos e resultados
· Usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas.
· Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão usados durante o curso.
· Priorizar na sequência do curso e das aulas o conteúdo sem levar em conta fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.
· Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.
· Não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.
· Não criar situações para realização de experimento mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outras.
· Permitir que os alunos pensem que a Ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.
· Não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.
A atividade da página 21 sobre Discussão das afirmações com o grupo: concordam com as afirmações como podem de fato derem planejadas práticas que corroborem com tais proposições.
Após leitura e discussão o grupo conclui que:
A questão apresenta aspectos positivos e negativos quanto a aprendizagem e estratégias de ensino. Na discussão do grupo ficou claro que desenvolvemos uma aprendizagem dentro de uma concepção histórico-crítica. Entende-se que não se pode ser um profissional da educação sem ter uma postura ideológica de aprendizagem.
Em outras palavras a práxis do professor deve ser consciente e planejada. A história do homem tem sido a história de sua socialização. E pode-se entender esta atividade com o bom-senso prevalecendo e indicando a sociabilidade como o resultado de um ato reflexivo.
Na educação, na escola vivenciamos os aspectos não só a Biologia, como todas as ciências humanas, inclinam-se para a interpretação dos fenômenos vitais a partir de conceitos cibernéticos de regulações.
Valores qualitativos e sociais: 1)simpatia 2)prestígio; 3) considerações. É nesse nível que aparece a dinâmica deste grupo de professores. O NÃO é uma prerrogativa para os retrocessos de regras na aprendizagem. E o SIM, uma socialização, intercambio, interação e equilibração numa educação mais complexas de auto-regulação, cujas raízes somos nós.
Estaremos realizando uma entrevista com os alunos e postaremos após sua realização.
A pesquisa pode ser visualizada no link:
https://docs.google.com/forms/d/1dla11sTihpet--ZuPbp5jswsFuAqauoSFQdE_uE...