REFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA I CADERNO I A VI

INÊS FERNANDA ZARPELÃO

NRE: ASSIS CHATEAUBRIAND

COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL

TEMÁTICA 1-PACTO

Mediante Reflexão e Ação do Tópico I, que expõe a questão referente aos desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira, foi identificado à questão referente à desigualdade Educacional, por se tratar de uma demanda crescente de escolarização diante da desvalorização dos diplomas em virtude da expansão do ensino e da necessidade de competição no mercado, bem como de socializar a população em uma nova lógica do mundo do trabalho. Alta porcentagem de jovens que permanecem fora da Escola, á tendência ao declínio do número de matriculas e a persistência de altos índices de evasão e reprovação. Mediante desafios á possibilidade de melhorias como a valorização dos professores, políticas para o ensino dos alunos.

TEMÁTICA 2-O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

O primeiro tópico da Reflexão e Ação refere-se a formas, meios para conhecer os jovens da Escola, sua cultura, sonhos, objetivos, seu cotidiano. Mediante questão foi aplicado um questionário reflexivo com uma turma do Ensino Médio Integrado. As questões aplicadas tinham como objetivo identificar: seus gostos, objetivos, sonhos, sua percepção acerca de si mesmos, seus limites, ilusões, medos, suas qualidades, defeitos, quem é o outro/próximo para eles, como eles enxergam a Escola, a equipe Pedagógica, os Professores, o Diretor, o que a Escola pode oferecer para a vida deles, o que eles mudariam na Escola. Mediante questões aplicadas pode-se observar que eles têm uma percepção da importância da Escola e convivência em grupo, se preocupam com o futuro, com o futuro e melhoria da Escola, e do Ensino/Aprendizagem. Possuem uma visão crítica, reflexiva de si mesmo e do ambiente Escolar. Eles reconhecem à importância da Equipe Pedagógica, Educadores, Diretor, a importância que eles exercem em suas vidas, para prepara-los mediante conhecimento, normas, regras, valores para o futuro tanto acadêmico quanto para o mercado de trabalho. Os alunos reconhecem a importância do Ensino para o seu futuro, pois, em sua maioria eles possuem como objetivos continuar se especializando, estudando buscando se qualificar para obter um futuro promissor.

TEMÁTICA3-O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral

Como Professora sou mediadora dos meus conhecimentos tanto Teóricos quanto Práticos, procuro estimular o raciocínio lógico, exercitando o pensamento crítico, pois, minha didática de Trabalho é conciliar a Teoria com a Prática, utilizando diferentes recursos em sala como: - Dinâmicas; - Seminários; - Recursos audiovisuais; - Estudos de Casos ou (case). Estimulando assim debates, questionamentos, desenvolvimento da percepção crítica e analítica acerca de um tema. (fato ocorrido), facilitando assim, a aprendizagem, compreensão, estimulando seu interesse acerca do Estudo e da Disciplina. O intuito é prepara-los para a Graduação e para o Mercado de Trabalho. Para estimular seu autoconhecimento e desenvolvimento da autonomia intelectual e moral, são utilizadas diferentes didáticas como trabalhos em equipe, debates, sempre aliando a Teoria com exemplos de fatos da atualidade, fatos esses ocorridos no âmbito empresarial, social, político, mundial e práticas no intuito de desenvolver sua percepção, tanto no âmbito social, cultural, pessoal, crítico, como o objetivo de estimular seu interesse pelos Estudos e sua aprendizagem.

TEMÁTICA 4-Áreas de Conhecimento e Integração Curricular

Mediante Reflexão Em Ação Da Etapa I Do Caderno IV Que Se Refere Ao Trecho Do Livro “Cartas A Théo”, De Vincent Van Gogh, pode-se observar que as dimensões da cultura tanto no âmbito do trabalho, ciência e da tecnologia presentes neste trecho da obra, podem ser retratadas como técnicas e procedimentos, materiais extraídos da natureza e transformados em arte, e tecnologia onde a evolução ou “avanço” proporcionou a facilidade do uso ao longo dos anos dos materiais utilizados para realização da arte. Este conteúdo nos transporta aos avanços tecnológicos de hoje, onde o mesmo ocorre nas empresas, utilizando materiais ou “recursos” natural, que aliado ao avanço tecnológico à era da globalização, se faz necessário estarem preparados e atentos às revoluções e inovações. A ciência é de grande valia, pois, recursos naturais são transformados e utilizados, modificados e desenvolvidos, se transformam em produtos e serviços.

TEMÁTICA5-Organização e Gestão Democrática da Escola

O Conselho Escolar tem como foco principal, acompanhar o desenvolvimento da prática educativa do processo ensino-aprendizagem, portanto, sua função é político pedagógica, definido como Órgão Colegiado que representa a comunidade escolar, bem como gerir coletivamente a escola, conhecendo e participando da realidade e indicando caminhos que levem a uma prática democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciada. As decisões são tomadas estrategicamente e coletivamente.

TEMÁTICA6-Avaliação no Ensino Médio

A Reflexão e Ação da questão 01 propõe uma discussão com colegas de áreas distintas acerca das questões que se referem aos maiores desafios no campo da avaliação. Após discussão entre colegas conclui se que: há desinteresse por parte dos alunos, e devido ao grande numero de alunos em sala torna-se impossível a realização de uma avaliação individual mais apropriada e direcionada as dificuldades de cada aluno. A carga horária insuficiente para o desenvolvimento de uma grade curricular extensa por disciplina e turmas numerosas e heterogêneas que apresentam diferentes níveis de aprendizagem impossibilita essa atividade.
Em relação à concepção de avaliação e como ela se constituiu na trajetória docente entendo a avaliação como um processo contínuo que abrange todas as estruturas do campo de ensino aprendizagem nos possibilitando uma dinâmica que venha de encontro para a melhoria de uma ação que possa proporcionar um avanço no ensino, porém, em nossa trajetória de avaliação há muitos desafios a serem superados, uma vez que há uma grande diversidade entre alunos que possuem uma facilidade de assimilar os conteúdos, em contrapartida, existem aqueles que apresentam grandes dificuldades de aprendizagem.