REFLEXÃO E AÇÃO - COL. JOÃO MANOEL MONDRONE - MEDIANEIRA - PR
CADERNO III – REFLEXÃO E AÇÃO
COLEGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
PATRICIA ZANESCO
RAFAELA REIS
SOLANGE BUSATO
SANDRA
MARIANA SILVA
MARIA DE FATIMA
MARIA HELENA CEOLIN
TEMA: CURRICULO ENSINO MEDIO , SUJEITOS E OS DESAFIOS DA
FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL.
Questão 01 – Resposta: Acreditamos que é na convivência com os sujeitos envolvidos no processo educativo que podemos reconstruir a relação do fazer pedagógico a partir de uma concepção mais ampla. A relação do que eu ensino com o mundo do trabalho esta de acordo com a sua pratica cotidiana, onde a atividade pedagógica esta dirigida pelos seus interesses.
Questão 02 – Resposta: As proposições que geram debate é forma de criação do currículo, pois a geração do educativo vem através do interesse, a mudança de conceitos e adaptações conforme exigência definidas pela sociedade. O acumulativo de conteúdos e falta de tempo para transpassar todo o conteúdo(muito conteúdo para pouco tempo) tendo assim que passar vagamente pelo mesmo.
Existem vários métodos de currículos, com os desafios do dia a dia nos colocamos a buscar novos meios, pela necessidade de sempre estar sendo atualizadas as DCNEM. Os jovens são donos de uma lógica própria, isso significa que eles são sujeitos das suas próprias ações. A polemica vem da sistematização das ideias pedagógicas
Questão 03 – Resposta:
Escola X currículo e descaso político – resultado: fracasso escolar
O que está errado: as crianças aprendem a ler, mas não compreendem o que leem; as crianças aprendem a matemática, mas não conseguem resolver situações problemas. Onde é que está o erro? O que não está funcionando?
É fato que o problema na educação brasileira tem início na alfabetização, apesar disso alguns pontos ainda funcionam, pois temos alguns fatores aleatórios os quais não estão presentes no Ensino Médio. Isso porque não temos um sistema educacional estruturado, sólido e estável; é aleatório e nas primeiras séries do Fundamental funciona, em parte, porque o aluno está numa fase da vida que aceita mais as regras, o tipo de conhecimento desta etapa é mais simples, tanto para ele, quanto para o professor e também para as famílias o acompanharem. A professora é única, o grupo de amigos é menor, enfim, todo o sistema é menos complexo. Porém quando passa para a pré-adolescência e entra na segunda etapa do Fundamental, com mais professores, um grupo maior de colegas, o sistema se desfaz e os problemas se intensificam.
Nesse quadro entra em cena o currículo. Nunca esteve claro e determinado, pois vem sempre através de programas, projetos, linhas pedagógicas aliadas às secretarias e departamentos de ensino criadas pelo governo. Surgem dessa forma uma sequência de erros sistemáticos somados ao profissional despreparado, fragilizado e desqualificado. É fato no ensino Médio alunos que não compreendem períodos simples, não escrevem sequer um parágrafo com uma sequência lógica de ideias e nem mesmo calculam operações simples. Enquanto isso nos países desenvolvidos, tais problemas são resolvidos com um currículo alinhado, definido e sólido.
A formação do docente decorre de um currículo claro e definido. Depois a permanência e dedicação exclusiva numa escola só é fator determinante. Para isso é preciso vontade política, investimento e competência do professor, dos dirigentes e de todos que conduzem a educação. Após isso, muita pesquisa não só para investigar problemas e resultados, mas para evoluir e crescer em conhecimentos e investimentos certos. O IDEB é uma boa ferramenta que compõe um conjunto de indicadores: como progressão e nota, no entanto nem sempre o resultado é verdadeiro, por exemplo, se o município não incluir todos na educação básica, a tendência é ter sobrado apenas os melhores no sistema e a média, nesse caso, sobe, por isso quando se analisa a nota de um município é necessário investigar se todos que deveriam estar, estão na escola e estão todos adequados para a idade e série.
Para resolver a questão do fracasso escolar é preciso compromisso que envolva todos os segmentos e profissionais da educação. Sem modismos, linhas pedagógicas ou partidárias assistencialistas. São necessários recursos com transparências tanto nos gastos como no desenvolvimento e decisão para evoluir. Nas DCEs “urge currículos tanto que promovam a formação nacional comum quanto acolham a diversidade que caracteriza a sociedade brasileira e nossas escolas”, porém isso não basta. É preciso respeito e responsabilidade política na Educação no Brasil.
4 – PESQUISA FEITA COM OS ALUNOS.
TURMA: 3-ADM - B
Você concorda com os conteúdos das disciplinas que estão sendo ensinadas ultimamente? Por quê? Cinqüenta por cento da turma não concorda com os conteúdos que estão sendo ministrados porque as metodologias usadas não correspondem ao esperado, ou seja, não existe o aprendizado.
Os outros cinqüenta por cento concordam mas com a ressalva que alguns conteúdos são desnecessários e que deveria ser enfocado conteúdo para o vestibular.
Você acredita que esses conhecimentos irão contribuir na sua formação profissional e social (vida particular)?
Sim ou Não e Por quê? Oitenta por cento concordam que o ensino auxilia na vida particular e no bom resultado do vestibular. Enfatizam a importância das disciplinas de Sociologia e Filosofia na formação do senso crítico.
Dez por cento não concorda e acha que é pouco tempo para absorver todo o conteúdo obrigatório.
Dez por cento concorda em parte pois tem conteúdos desnecessários nas disciplinas ministradas.
Que propostas vocês teriam para as mudanças de conteúdos em cada disciplina. A maioria propôs aulas mais atrativas e com o uso de mídias. Sugerem aprofundar o conteúdo de literatura e redação e diminuir gramática. Na disciplina de Matemática sugere aprofundar o conteúdo apenas para quem tem interesse nas áreas de exatas. Nas aulas de História e Geografia gostariam de se sentirem parte integrante. Em Arte a prática de teatro. No Inglês gostariam que a disciplina fosse ministradas em todos os anos em forma de curso.
TURMA: 3 FDI
Você concorda com os conteúdos das disciplinas que estão sendo ensinadas ultimamente? Por quê? Trinta por cento não concordam pois acham muitos conteúdos desnecessários principalmente nas aulas específicas deixando a desejar nas disciplinas básicas e o estágio deveria ser no período de aula.
Trinta e cinco por cento concordam pois estão se preparando para o futuro profissional e alguns já estão exercendo a prática.
Trinta e cinco concordam parcialmente pois o curso exige tempo integral e não possibilita outras funções.
Você acredita que esses conhecimentos irão contribuir na sua formação profissional e social (vida particular)?
Sim ou Não e Por quê? Noventa por cento acreditam que esses conhecimento auxiliam na vida profissional e social pois enfocam na teoria a prática vivenciada.
Dez por cento responderam que os conhecimentos adquiridos não auxiliam na formação da cidadania e são específicos para a formação do curso.
Que propostas vocês teriam para as mudanças de conteúdos em cada disciplina. A maioria que concorda com os conteúdos propostos mas acreditam que os mesmos poderiam ser expostos de maneira mais dinâmica e atrativa.
Também pediram a volta da matéria Fundamentos Psicológicos da Educação que a mesma ajudava no desenvolvimento do ser sujeito critico, pensante a atuante.
Um grupo não se manifestou l
TURMA: 3º INFO
Você concorda com os conteúdos das disciplinas que estão sendo ensinadas ultimamente? Por quê? .100 % não concordam, muitas matérias e muitos conteúdos para poucas aulas e não são aproveitadas para o curso de informática.
Você acredita que esses conhecimentos irão contribuir na sua formação profissional e social (vida particular)?
Sim ou Não e Por quê? 80 % acreditam que não ajudam no curso de informática e para a formação social sim. 20% disseram que sim, principalmente para aqueles que querem seguir estudando.
Que propostas vocês teriam para as mudanças de conteúdos em cada disciplina. - Colocar professores jovens;
- Aulas dinâmicas;
- Professores com maiores formação para ensinar as matérias específicas;
- Mudança da grade para matérias específicas;
- Acrescentar matérias de “utilidade pública” como: direito, leis de trânsito, nutrição, primeiros socorros, música, etc.
TURMA : 1 ANO – C
Você concorda com os conteúdos das disciplinas que estão sendo ensinadas ultimamente? Por quê? 80 % Concordam com a forma que os conteúdos estão sendo ministrados e pedem maior aprofundamento.
10% não concorda por que consideram alguns conteúdos evasivos , citando matemática.
10% parcial, pois dependem das matérias e do encaminhamento dos professores.
Você acredita que esses conhecimentos irão contribuir na sua formação profissional e social (vida particular)?
Sim ou Não e Por quê? 60% acreditam que contribuíram para sua formação profissional.
40% parcial, acreditam que não pois nem todos os conteúdos trabalhados auxiliaram na faculdade.
Que propostas vocês teriam para as mudanças de conteúdos em cada disciplina. 10 % concorda da maneira que está.
(não escreveram devido a preocupação com a nota, e marcação de professores)
10 % sugeri a disciplina de sexologia.
80% os alunos propõem a mudança de língua inglês por outra língua, na disciplina de matemática pedem para tirar o conteúdo de álgebra. E focar mais conteúdos de vestibular.
Filosofia generalizar menos as situações, química em relação ao comportamento , tomar cuidado para não generalizar as situações , mudar metodologia.
- Logue-se para poder enviar comentários