REFLEXÃO E AÇÃO - CIÊNCIAS EXATAS - COLÉGIO ESTADUAL CATARATAS DO IGUAÇU - FOZ DO IGUAÇU
PROFESSORES PARTICIPANTES
- ADEMIR NERI MARTINS
- ALEXANDRA DORNELLES OLIVA
- ANDRESSA PANTALEÃO
- FABIO LEICHTWEIS
- GIOVANI CASSOL
- KARINA GRACIA DA ROCHA
- LUCILEI BODANEZE ROSSASI
- MARCIANE RABAIOLI BORDIM ALVES
- MARINES REMONTI
- MARIVALDO SOUZA DOS SANTOS
- NELSON PEREIRA DE LIMA
- PATRICIA FERNANDES MENDONÇA
- RODNEY BATISTA
- TELMA M. DA CRUZ BERNARDINO
Temática 4 – MATEMÁTICA
REFLEXÃO E AÇÃO – Página 14
Caro Professor, cara Professora, No texto dessa Unidade fizemos a afirmação de que há um predomínio, nem sempre desejável, do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática. Você, Professor de Matemática, concorda com isso? Ou o dominante é mesmo a mera prescrição de regras e procedimentos sem comprovação? Vamos pensar sobre o assunto? Nos exemplos que usamos no texto, há a indicação de atividades que podem ser pensadas por várias áreas ou componentes curriculares. Propomos que, em grupo, seja analisado um conjunto de atividades realizadas com os estudantes no período de uma semana. O ideal é que sejam analisadas as atividades de todos os componentes curriculares de uma determinada turma de estudantes na tentativa de observar e identificar os tipos de pensamento matemático que possam estar presentes nessas atividades. Sugerimos o uso da seguinte tabela:
Componente Curricular Breve descrição Atividade Tipo de pensamento matemático
Ecologia - Dinâmica do crescimento populacional das espécies Através da observação de gráficos que mostram o potencial reprodutivo das espécies e a resistência ambiental, interpretar as curvas gráficas e explicar porque elas ocorrem. O pensamento matemático lógico para compreender que há um controle populacional decorrente da disponibilidade de alimento, espaço e condições ambientais. Esse controle é exercido pelo ambiente e mantêm constante o número de indivíduos de determinada espécie. A lógica deste pensamento pode ser utilizada par compreender outras situações similares sobre a dinâmica das populações.
Cartografia Representação do espaço no plano através da projeção da escala cartográfica A representação do espaço geográfico por meio de mapas e cartas é fundamental para o mapeamento e estudo das áreas e formas da crosta terrestre bem como os fenômenos físicos e humanos que ocorrem sobre ela. A matemática faz a relação entre o espaço real e os fenômenos representados no plano, preservando a proporcionalidade ou os ângulos do espaço representado.
Agua – propriedades e características Estudo da temática água – PROPRIEDADES DA AGUA, utilizando: música, vídeos, discussões, fotografias, Volume, estados físicos, índices e índices pluviométricos.
Estilos literários -Pesquisar com os alunos das turmas do E.M. quais são os estilos literários mais lidos por eles. A partir da pesquisa realizada utilizar linguagem gráfica para exemplicar e analisar os resultados encontrados. Produzir gráficos de vários tipos para demostrar os resultados obtidos.
Transformar os números em percentuais, proporções e frações.
Política Análise histórica sobre as transformações políticas ao longo do tempo.
Compreender as primeiras concepções políticas gregas.
Comparar as concepções políticas de Platão, Aristótoles, Maquiavel, Locke, Hobbes, Rousseau.
Compreender o conceito trabalhado através de uma linha do tempo, aplicando assim uma compreensão de espaço e tempo histórico.
Com os dados completos dessa tabela, é possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades?
RESPOSTA:
Sim. Lógico-dedutivo e geométrico espacial
Quais serão os tipos de pensamento mais frequentes na sua área?
RESPOSTA:
Logico-dedutivo e geométrico espacial,
A partir das explicações e exemplos feitos no texto, pode-se verificar o que foi afirmado em relação a ser o pensamento lógico-dedutivo o mais usado nas atividades de Matemática?
RESPOSTA:
Sim. Pois a maioria das situações trabalhadas como os conteúdos disciplinares partem do geral para suas particularidades especificações.
Como produzir maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático?
RESPOSTA:
Inicialmente o professor precisa compreender as contribuições da Matemática que foram desenvolvidas ao longo da his¬tória e que evidenciam a integração desta área com as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia, desde suas origens. Na modelagem matemática, por exemplo, parte-se do conhecimento prévio de uma situação problema e a partir disso elabora-se hipótese, depois se faz os testes/experimentos/ exercícios para obter as soluções. No decorrer desse processo há o desenvolvimento de mais de um tipo de pensamento. Na maioria das práticas pedagógicas esses vários tipos de pensamentos se complementam.
Como isso pode auxiliar em planejamentos individuais e coletivos que apontem a escolha do que será trabalhado com os jovens?
RESPOSTA
Através da compreensão do que cada método de pensamento pode colaborar para o aprimoramento das competências consideradas fundamentais para pleno desenvolvimento do jovem. Ter a clareza de que as oportunidades de aprendizagem devem ser iguais para todos os estudantes da rede pública, e que existem componentes fundamentais que devem ser trabalhados e que fazem parte da Base Nacional Comum.
REFLEXÃO E AÇÃO – Página 23
Formulem uma ou mais perguntas em uma área de interesse do grupo. Percebam que é necessária uma negociação para a escolha dessas questões. Como foi a de vocês? A partir das escolhas feitas elaborem um projeto. Para tanto, propomos discutir as justificativas (por que o projeto é importante?) e os objetivos ou finalidades (o que se pretende alcançar com o projeto?). Outra discussão fundamental tem a ver com a metodologia ou planejamento de atividades (como o projeto será desenvolvido?). Por fim, quais instrumentos podem ser utilizados para a compreensão sobre o quanto os objetivos foram atingidos e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e das aprendizagens). Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho? Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês? Como planejar atividades como essa no seu contexto? É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola? Se ficaram interessados, sugerimos como leitura suplementar a seguinte obra: Trajetórias Criativas - Caderno 7 - Iniciação Científica disponível em: http://goo.gl/HFLxDc
RESPOSTA:
Decidimos rever o projeto realizado no caderno II e implementar algumas atividades de acordo com a proposta desta temática.
Tema Proposto: ESTUDO DA POPULAÇÃO HUMANA
Área das Ciências Humanas
Geografia e História: conceito de população, fatores que determinam o crescimento populacional, movimentações e atividades econômicas, processos de colonizações;
Matemática: densidade demográfica, estatística do crescimento populacional, pirâmide etária;
Química: produção de medicamentos, conservação dos alimentos, produção de novos produtos,
Biologia: doenças, ocupação dos espaços urbanos e rurais, uso dos recursos naturais, disponibilidade de água e energia, sustentabilidade.
Língua Portuguesa: interpretação de textos diversos sobre o tema (notícias, gráficos, tirinhas, ...), dialetos regionais
Sociologia: organização da Sociedade e suas relações
Filosofia: principais pensadores sobre a sociedade
Arte: memória e patrimônio cultural das sociedades
LEM: derivação da língua portuguesa
Educação Física: danças, brincadeiras e esportes característicos de cada povo e sua influência na cultura, na organização e na economia da sociedade ao longo dos tempos.
Física: fenômenos físicos aplicados ao cotidiano.
REFLEXÃO E AÇÃO – Página 31
Professor, professora, no decorrer desta Unidade propusemos dois exercícios individuais de reflexão a partir da sua especialidade. Chegou o momento de compartilhar suas ideias anotações com os demais colegas.
a) Sobre o Homem Vitruviano propomos que:
- Compartilhem as anotações feitas anteriormente sobre o que identificaram no desenho de Leonardo da Vinci.
- Explicitem quais articulações percebem nessa obra com as dimensões do trabalho, cultura, ciência, e tecnologia, compatíveis com a época em que ela foi produzida pelo artista.
b) Sobre a exposição idealizada:
- Compartilhem e debatam as anotações feitas anteriormente sobre a idealização da exposição.
- Registrem os conhecimentos que consideraram mobilizados em cada área de conhecimento e as articulações identificadas com as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
A partir desses dois exercícios de reflexão e combinando com as reflexões realizadas nas outras duas unidades, seria possível definir alguns critérios para a modificação de determinadas rotinas no trabalho semanal que permitissem novos planejamentos mais integrados?
RESPOSTA:
Quando abordamos a Revolução da Ciência através das correntes de pensamento Geocêntrica e Heliocêntrica o que fomentou a mudança de pensamento caminhando para o RACIONAL, surge o Racionalismo. Na obra de Da Vinci, está representada a estética corporal demonstrando que a simetria e a proporcionalidade são componentes matemáticos e, portanto lógico que quando problematizados contribuem a formação integral do jovem. O estudante, para exercer inteiramente a cidadania, necessitará perceber que os números representam taxas, índices e estimativas que são apresentadas nas mídias e possuem certo grau de incerteza e aleatoriedade, mesmo considerando o rigor metodológico. No grupo concorda que a estatística está presente em vários campos, como por exemplo, no estudo da efetividade e segurança de um medicamento, em análises do funcionamento de um sistema energético, em campanhas eleitorais, índices de tributos e, até mesmo nas em músicas ne nas notas musicais. Portanto, não há duvida que a importância do estudo de estatística no Ensino Médio está muito mais em favorecer a leitura adequada e crítica de informações do que a simples construção de tabelas e gráficos.
- Logue-se para poder enviar comentários