REFLEXÃO E AÇÃO CEEP PEDRO BOARETTO NETO PESQUISA FINALIZADA 08.09.2015

CEEP PEDRO BOARETTO NETO

ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO

CEEP PEDRO BOARETTO NETO CASCAVEL PR
REFLEXÃO E AÇÃO

     Caro professor, cara professora, leiam as proposições abaixo, retiradas do livro Ensino de Ciências e Cidadania das autoras Myrian Krasilchik e Marta Marandino (2007, p. 54-55). Este livro pode ser encontradona biblioteca da sua escola, pois faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor, do ano de 2010.

ENSINAR CIÊNCIAS É:

· Estimular atividade intelectual e social dos alunos.

· Motivar e dar prazer pelo aprendizado.

· Demonstrar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de um esforço cumulativo de toda a humanidade.

·Demonstrar que o conhecimento científico vai mudando à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos.

· Estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na exploração de fenômenos de interesse dos alunos.

· Fazer com que os estudantes conheçam fatos, conceitos e ideias básicas da ciência.

· Dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas.

ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É:

· Realizar exercícios de laboratório seguindo “receitas”, sem promover discussões para análise de procedimentos e resultados

· Usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas.

· Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão usados durante o curso.

· Priorizar na sequência do curso e das aulas o conteúdo sem levar em conta fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.

· Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.

· Não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.

· Não criar situações para realização de experimento mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outras.

· Permitir que os alunos pensem que a Ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.

·  Não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.

    A atividade da página 21 sobre Discussão das afirmações com o grupo: concordam com as afirmações como podem de fato derem planejadas práticas que corroborem com tais proposições.

Após leitura e discussão o grupo conclui que:

A questão apresenta aspectos positivos e negativos quanto a aprendizagem e estratégias de ensino. Na discussão do grupo ficou claro que desenvolvemos uma aprendizagem dentro de uma concepção histórico-crítica.  Entende-se que não se pode ser um profissional da educação sem ter uma postura ideológica de aprendizagem.

Em outras palavras a práxis do professor deve ser consciente e planejada. A  história do homem tem sido a história de sua socialização. E pode-se entender esta atividade com o bom-senso prevalecendo e indicando a sociabilidade como o resultado de um ato reflexivo.

Na educação, na escola vivenciamos os aspectos não só a Biologia, como todas as ciências humanas, inclinam-se para a interpretação dos fenômenos vitais  a partir de conceitos cibernéticos de regulações.

Valores qualitativos e sociais: 1)simpatia 2)prestígio; 3) considerações.  É nesse nível que aparece a dinâmica deste grupo de professores. O NÃO é uma prerrogativa para os retrocessos de regras na aprendizagem. E o SIM, uma socialização, intercambio, interação e equilibração numa educação mais complexas de auto-regulação, cujas raízes somos nós.

Estaremos realizando uma entrevista com os alunos e postaremos após sua realização. Resultado da pesquisa em 08.09.2015

Síntese sobre ciência da natureza:

A pesquisa foi realizada pelos professores de Língua Portuguesa e Filosofia, em quatro turmas, que apresentam na matriz curricular da série as disciplinas de Química, Física e Biologia.

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina de Biologia, contribuem para a compreensão dos conteúdos  apresentados no plano de curso:

Muito bom – 29%

Bom – 59%

Regular – 11%

Ruim -  0%

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina de Química, contribuem para a compreensão dos conteúdos apresentados no plano de curso:

Muito bom – 22%

Bom – 44%

Regular – 29%

Ruim -  3%

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina de Física, contribuem para a compreensão dos conteúdos apresentados no plano de curso:

Muito bom – 7%

Bom – 37%

Regular – 37%

Ruim -  18%

Quais das dificuldades abaixo descritas os alunos percebem em relação ao ensino da disciplina de Biologia.

Falta de aulas práticas – 37%

Domínio do conteúdo por parte do professor – 3%

Metodologias inadequadas – 0%

Defasagem de conteúdos por parte dos alunos em relação as séries anteriores – 29%

Falta de hábito de estudos dos alunos – 14%

Outros – 14%

 

 

Quais das dificuldades abaixo descritas os alunos percebem em relação ao ensino da disciplina de Química.

Falta de aulas práticas – 14%

Domínio do conteúdo por parte do professor – 7%

Metodologias inadequadas – 14%

Defasagem de conteúdos por parte dos alunos em relação as séries anteriores – 22%

Falta de hábito de estudos dos alunos – 25%

Outros – 11%

 

Quais das dificuldades abaixo descritas os alunos percebem em relação ao ensino da disciplina de Física.

Falta de aulas práticas – 22%

Domínio do conteúdo por parte do professor – 33%

Metodologias inadequadas – 22%

Defasagem de conteúdos por parte dos alunos em relação as séries anteriores –14%

Falta de hábito de estudos dos alunos – 14%

Outros – 7%

 

A pesquisa pode ser visualizada no link:

https://docs.google.com/forms/d/1dla11sTihpet--ZuPbp5jswsFuAqauoSFQdE_uE...