CEEP PEDRO BOARETTO NETO
ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO
CEEP PEDRO BOARETTO NETO CASCAVEL PR
REFLEXÃO E AÇÃO
Caro professor, cara professora, leiam as proposições abaixo, retiradas do livro Ensino de Ciências e Cidadania das autoras Myrian Krasilchik e Marta Marandino (2007, p. 54-55). Este livro pode ser encontradona biblioteca da sua escola, pois faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor, do ano de 2010.
ENSINAR CIÊNCIAS É:
· Estimular atividade intelectual e social dos alunos.
· Motivar e dar prazer pelo aprendizado.
· Demonstrar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de um esforço cumulativo de toda a humanidade.
·Demonstrar que o conhecimento científico vai mudando à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos.
· Estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na exploração de fenômenos de interesse dos alunos.
· Fazer com que os estudantes conheçam fatos, conceitos e ideias básicas da ciência.
· Dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas.
ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É:
· Realizar exercícios de laboratório seguindo “receitas”, sem promover discussões para análise de procedimentos e resultados
· Usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas.
· Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão usados durante o curso.
· Priorizar na sequência do curso e das aulas o conteúdo sem levar em conta fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.
· Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.
· Não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.
· Não criar situações para realização de experimento mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outras.
· Permitir que os alunos pensem que a Ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.
· Não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.
A atividade da página 21 sobre Discussão das afirmações com o grupo: concordam com as afirmações como podem de fato derem planejadas práticas que corroborem com tais proposições.
Após leitura e discussão o grupo conclui que:
A questão apresenta aspectos positivos e negativos quanto a aprendizagem e estratégias de ensino. Na discussão do grupo ficou claro que desenvolvemos uma aprendizagem dentro de uma concepção histórico-crítica. Entende-se que não se pode ser um profissional da educação sem ter uma postura ideológica de aprendizagem.
Em outras palavras a práxis do professor deve ser consciente e planejada. A história do homem tem sido a história de sua socialização. E pode-se entender esta atividade com o bom-senso prevalecendo e indicando a sociabilidade como o resultado de um ato reflexivo.
Na educação, na escola vivenciamos os aspectos não só a Biologia, como todas as ciências humanas, inclinam-se para a interpretação dos fenômenos vitais a partir de conceitos cibernéticos de regulações.
Valores qualitativos e sociais: 1)simpatia 2)prestígio; 3) considerações. É nesse nível que aparece a dinâmica deste grupo de professores. O NÃO é uma prerrogativa para os retrocessos de regras na aprendizagem. E o SIM, uma socialização, intercambio, interação e equilibração numa educação mais complexas de auto-regulação, cujas raízes somos nós.
Estaremos realizando uma entrevista com os alunos e postaremos após sua realização. Resultado da pesquisa em 08.09.2015
Síntese sobre ciência da natureza:
A pesquisa foi realizada pelos professores de Língua Portuguesa e Filosofia, em quatro turmas, que apresentam na matriz curricular da série as disciplinas de Química, Física e Biologia.
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina de Biologia, contribuem para a compreensão dos conteúdos apresentados no plano de curso:
Muito bom – 29%
Bom – 59%
Regular – 11%
Ruim - 0%
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina de Química, contribuem para a compreensão dos conteúdos apresentados no plano de curso:
Muito bom – 22%
Bom – 44%
Regular – 29%
Ruim - 3%
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina de Física, contribuem para a compreensão dos conteúdos apresentados no plano de curso:
Muito bom – 7%
Bom – 37%
Regular – 37%
Ruim - 18%
Quais das dificuldades abaixo descritas os alunos percebem em relação ao ensino da disciplina de Biologia.
Falta de aulas práticas – 37%
Domínio do conteúdo por parte do professor – 3%
Metodologias inadequadas – 0%
Defasagem de conteúdos por parte dos alunos em relação as séries anteriores – 29%
Falta de hábito de estudos dos alunos – 14%
Outros – 14%
Quais das dificuldades abaixo descritas os alunos percebem em relação ao ensino da disciplina de Química.
Falta de aulas práticas – 14%
Domínio do conteúdo por parte do professor – 7%
Metodologias inadequadas – 14%
Defasagem de conteúdos por parte dos alunos em relação as séries anteriores – 22%
Falta de hábito de estudos dos alunos – 25%
Outros – 11%
Quais das dificuldades abaixo descritas os alunos percebem em relação ao ensino da disciplina de Física.
Falta de aulas práticas – 22%
Domínio do conteúdo por parte do professor – 33%
Metodologias inadequadas – 22%
Defasagem de conteúdos por parte dos alunos em relação as séries anteriores –14%
Falta de hábito de estudos dos alunos – 14%
Outros – 7%
A pesquisa pode ser visualizada no link:
https://docs.google.com/forms/d/1dla11sTihpet--ZuPbp5jswsFuAqauoSFQdE_uE...