REFLEXÃO E AÇÃO - CEEEBJA PROF. ORIDES B. GUERRA - FOZ DO IGUAÇU - PR
Geneci Ribeiro Padilha
Núcleo Regional de Foz do Iguaçu - Paraná
Caderno 1
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1- A partir da reconstrução histórica aqui apresentada identifique- individualmente e em grupo- os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
R: De acordo com a opinião do grupo, chegamos a seguinte conclusão: houve um aumento desorganizado de vagas na rede escolar com isso, priorizou-se a quantidade de alunos não garantindo a qualidade do ensino. Entretanto, surgiu a necessidade de professores qualificados para atender a demanda, assim, profissionais de diversas áreas ocuparam cargos decentes.
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2- 80% dos alunos são trabalhadores;
Pais assalariados;
Alunos do CENSE e penitenciários;
Trabalhadores informais;
Desestrutura familiar;
Várias etnias;
Muito tempo fora da escola;
Falta de planejamento familiar.
Página 40
3- A escola deve construir o currículo baseada na realidade do aluno.
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4- Há uma necessidade de estudar e trabalhar devido a falta de tempo e cansaço, eles priorizam o trabalho.
Caderno 2
Reflexão em Ação
Pg 16
Construir em conjunto com os próprios jovens um perfil social, cultural e afetivo, é fundamental, assim como conhecer a realidades dos alunos, como vivem,
qual o interesse, onde moram, o que gostam, dialogar sobre a diversidade,as
condições desiguais da sociedade, os valores familiares, religião, enfim, sobre
o contexto histórico em que vivem nossos alunos. Os alunos do CEEBJA são pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino na idade apropriada, são pessoas que tem cultura própria e uma riquíssima vivencia.
Considerando o contexto que o CEEBJA se insere, a organização de atividades, as metodologias, as ideologias e as estratégias a serem utilizadas, são tarefas que devem acontecer de forma integrada especificas e diferenciadas de acordo Com a organização e modalidade de ensino.
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Salientamos que a Educação de jovens e adultos é para aquelas pessoas que não concluíram a educação básica na faixa etária correspondente. Devido a isso, para muitos a tecnologia não faz parte do seu cotidiano, muitos nunca acessaram a internet e nem sabem manusear o computador. Um dos principais desafios em trabalhar as tecnologias de informação e comunicação digital com jovens e adultos, é superar resistências. Percebe-se que os jovens mais novos sentem-se familiarizados e tem domínio sobre a maquina, os adultos e idosos utilizando as mais diversas desculpas, fazem de tudo para não usa-la, porém, considerando a
demanda do mundo contemporâneo, a AJA, não pode desconsiderar o seu uso.
Para conseguir introduzir nossos alunos no mundo conectado temos que aguçar a curiosidade, o prazer de inventar e de explorar as novidades. É fundamental o dialogo aberto com o aluno sobre a cultura a qual estão inseridos, sobre as desigualdades e hierarquias sociais. Os sentidos coletivos, comuns, partilhados e tradicionais, se entrelaçam com os sentidos tecidos por cada individuo (aluno EJA), de forma singular o que nos faz pensar nas inúmeras experiências que
jovens, adultos e idosos tem a compartilhar no processo de escolarização.
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A maioria dos alunos do CEEBJA, são adultos e tem responsabilidade familiares. A diversidade é uma das principais marcas dos alunos EJA: diferentes idades, diferentes experiências de vida, diferentes bagagens e culturas. Destes uma grande maioria são mulheres, que ainda sofrem com uma sociedade Desigual, e que são responsáveis pelo sustento da família. Há adolescentes e idosos que também buscam esta modalidade de ensino. O CEEBJA em todas as situações oportuniza escolarização apropriada, considerando suas características, interesses, condições de vida e de trabalho, mediante ações pedagógicas coletivas e individuais. Uma grande parcela de nossos alunos não tem conhecimento dos seus direitos trabalhistas e muitas vezes são explorados e trabalham desprotegidos.
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Olá jovem estudante
Resolvi escrever esta carta, para dizer o quanto você é importante para minha vida profissional e pessoal. Estamos juntos, num mesmo espaço físico, nos esbarramos nos corredores e sala de aula, mas, não temos tempo para um dialogo. Percebo que há uma distancia enorme entre nós, mesmo nos vendo diariamente.
Para conhecer um pouquinho mais de você, de sua vida, e relatar algumas vivencias minhas estou escrevendo esta carta, não conheço quase nada da sua vida e gostaria de conhecer, entender melhor seus desejos, medos e anseios, o que espera de mim enquanto professor. Vejo que você está numa fase que muitas transformações ocorrem, as responsabilidades aumentam, você está buscando seu espaço na sociedade e é cada vez mais protagonista e atuante, antenado nas mudanças e participando delas com afinco e potencial.
Gostaria de convidar-te para um dialogo aberto, unirmos nossas experiências e anseios para juntos transformarmos a escola num ambiente interessante para todos. Juntos com certeza conseguiremos fazer da escola um lugar significativo, no qual professores e alunos dividem o mesmo espaço e trabalham por um mesmo ideal.
Caderno 3
Questão 1 - As decisões sobre o currículo se instituem como seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha. Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: “Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo
do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?” Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.
As relações existentes do que ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura é a ligação direta com o cidadão da cidade de Foz do Iguaçu, um dos integrantes da tríplice fronteira.
O ensino tem objetivos que evidenciam a importância de o aluno valorizá-la como instrumento de compreensão do mundo a sua volta e de vê-la como área de conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Por si só essa integração envolve cultura/trabalho pela convivência com estrangeiros, a tecnologia utilizada na metodologia de ensino ao usarmos filmes, fotos, mapas e etc. Na ciência/tecnologia entra a pesquisa investigativa, que, por sua vez, requer que se leve em conta o contexto social e as relações de poder, permitindo ao aluno aplicar a sua aprendizagem criativamente em uma nova situação.
Todo conteúdo busca inserir elementos que incitem a reflexão dos alunos sobre as demandas do mundo do trabalho, ou seja, qualquer atividade que esteja a desenvolver deve ser relacionada com a prática destacando a sua aplicação em determinada área de trabalho demostrando assim que, a ciência vem sendo desenvolvida a partir das necessidades da evolução da humanidade.
O trabalho de conscientização da necessidade do estudo mantém o aluno motivado com a perspectiva de alcançar posições de maior prestígio e consequentemente, salários melhores.
Questão 3 - Reflexão e ação pg 34
Evidentemente, o ensino propicia uma imensa riqueza no processo criatividade, desenvolvimento da autonomia intelectual e moral dos alunos, ainda, tem como papel principal de construir o conhecimento como um todo.
A educação deve acontecer e ser parte formadora do intelecto do aluno, através de cada disciplina e equipe pedagógica quanto conjunto, assim, o aprendizado será apenas uma consequência dessa união com o mesmo objetivo.
Ao professor compete informar e conduzir seus alunos em um caminho de melhor acesso aos objetivos que lhe são externos, onde esses caminhos são escolhidos pela sociedade que nos passa um produto pronto e acabado, onde temos que nos adequar e competir, e não produzido pelos sujeitos do processo. Ao aluno a quem se impõe um papel de espectador e reprodutor de um processo que lhe é imposto, muitas vezes causando-lhe obstáculos, truncando todo o seu poder de decisão e criação. O professor detém os meios de expressão.
No caso do ensino de jovens e adultos, por seu caráter particular em relação à educação básica, onde trabalhadores não tiveram a oportunidade de contemplar sua educação básica em uma escola regular, essa relação se estreita se tornando familiar. Esse aluno, faz do professor uma ponte o pleno acesso ao exercício de sua cidadania, visando sua inserção no mercado de trabalho para concorrer em uma sociedade rotulada e esmagadora.
Assim, necessariamente o docente deve ter o perfil de alguém que estimula a autonomia, que revela-se questionador e curioso, explorador do conhecimento e do novo, disposto a quebrar paradigmas e a dar valor a opinião dos seus estudantes. Ele deve ter habilidade de respeitar o nível de desenvolvimento do seu aluno, os seus interesses e suas aptidões. Como docentes precisamos conhecer o mundo desse estudante, incluir a família, os amigos e a sua realidade tem impacto na sua aprendizagem.
Quando valorizamos nosso aluno, deixamos que ele expresse sua opinião, oportunizamos discussões e momentos de reflexão, certamente estamos contribuindo para o seu crescimento intelectual e moral.
Nas práticas realizadas em sala, não podemos abrir mão de um ensino motivador, que propicie ao discente o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, e possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal; Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo; Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios; Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas; Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos; Favorecer a sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural.
caderno 4
A Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos
Os cursos apresentados à Educação de Jovens e Adultos devem oportunizar àqueles que os procura a possibilidade de desenvolver as competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como ampliar a capacidade de participação social, no exercício da cidadania. O estudo da linguagem é um valioso instrumento para que se alcance tal objetivo.
A aprendizagem só acontece por meio da linguagem, pois esta formaliza todo conhecimento produzido nas diferentes disciplinas e trata de explicar a maneira como o universo se organiza.
O estudo da linguagem verbal traz a ampliação da modalidade oral, por meio dos processos de produção de textos, de escuta bem como o desenvolvimento da modalidade escrita, que envolve o processo de elaboração de textos e de leitura.
Além desse sentido mais voltado às práticas sociais do uso da linguagem, o estudo da linguagem abrange, também, a reflexão acerca de seu funcionamento, isto é, dos efeitos de sentido que produz e recursos estilísticos. Fazemos parte de um mundo que lê, fala, escreve, escuta e discute o uso desses atos de comunicação. Para entendê-lo melhor, é necessário ampliar competências e habilidades que fazem parte do uso da palavra, isto é, ampliar o discurso nas diversas situações comunicativas, para entender a lógica de como a sociedade é regida, bem como interpretar o seu funcionamento. O trabalho com a oralidade e a escrita dinamiza a explicação, o senso crítico e a contemplação da realidade, pois as palavras são instrumentos essenciais para a compreensão e o admirável.
Em várias situações, a necessidade do uso da linguagem se manifesta desde a leitura do nome das placas nas ruas à leitura de textos científicos, poemas, revistas, jornais e romances; da elaboração de um simples bilhete à comunicação e expressão dos próprios pensamentos. Por isso, a importância de um curso de EJA que permita ao aluno uma vasta experiência na elaboração de textos, um curso que discuta o papel da linguagem verbal, tanto no plano da expressão como no conteúdo. É indispensável que o aluno perceba que a língua é um instrumento dinâmico, facilitador, vivo com o qual é possível participar ativamente na construção da mensagem de qualquer texto. As experiências conquistadas por meio da escuta e da leitura de textos, bem como do contínuo exercício de expressar idéias oralmente e por escrito, são grandes fontes de energia que estimulam novas descobertas, elaboração e disseminação do conhecimento. Um texto é, antes de tudo, uma prática social que se dá na interação com o outro. Conscientizar o aluno da EJA sobre esse processo é estabelecer a cumplicidade entre ele e a palavra.
Caderno 5
Conhecer o âmbito escolar em todas as suas formas, faz total diferença na vida e atuação escolar com a clientela que ali frequenta. Os alunos são melhor aparados, percebem a organização e desfrutam de um melhor ensino.
A importância do conselho escolar para um bom funcionamento da escola é fundamental . Ele é composto pelos mais variados segmentos e tem por objetivo promover a qualidade do ensino. Tal orgão, permite organizar planos, metas e projetos escolares além de contribuir para uma melhor organização e aplicação de recursos. É através do Conselho que se conquista a autonomia escolar e como consequência do aluno.
Caderno 6
A avaliação é algo extremamente importante e digna de discussão, segue a orientação de Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, ele lembra a importância da avaliação e que ela envolve três passos, são eles: * Saber o nível atual de desempenho do aluno (diagnóstico); * Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação); * Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequencias didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
Utilizar a avaliação a favor do aluno é algo importante e que precisa ser levado a sério, não pode ser utilizado como um meio de castigo ou vingança. A avaliação se trata de um processo diário e contínuo em sala de aula, com o objetivo de auxiliar e medir o conhecimento desse aluno a fim de ajudá-lo em sua progressão.
Caderno 7
Práticas escolares desenvolvidas durante a formação do Pacto
Durante a formação do pacto no segundo semestre de 2014, pudemos refletir sobre diferentes temáticas como a identidade dos educandos, currículo, gestão escolar e outros abordados através de filmes e textos afins. Esses assuntos dizem respeito ao cotidiano dos educandos, para tanto, iniciou-se algumas práticas escolares que, ainda se encontram em andamento;
Reorganização de material didático voltado para a realidade dos estudantes, considerando suas vivências e memórias;
Educação Ambiental relacionada ao Indígena e a Cultura Afrobrasileira e Africana: atividade que envolveu as disciplinas de Espanhol, Geografia, História, Português, Matemática, Química, Educação Física. As principais discussões estão relacionadas a dinâmica da natureza e sua alteração pelo excesso de lixo e as relações entre o campo e a cidade ao longo do processo de crescimento da sociedade capitalista;
Associação dos acontecimentos atuais, como Copa do Mundo e Eleições, com os conteúdos do currículo escolar.
Pesquisa direcionada aos alunos com o objetivo de reconhecer a realidade do jovem que a escola atende, tomando conhecimento sobre sua identidade, utilização de tecnologias, faixa etária, índice de reprovação.
Desafios para a sua realização
A reorganização do planejamento, exige tempo extra classe que perpassa o tempo da hora atividade, sendo que as discussões com os colegas, para adequá-lo e aproximá-lo da realidade do aluno, ficam comprometidas;
Sair do ambiente escolar e levar os educandos para pesquisas de campo: falta de estrutura (lanches, água), transporte e segurança;
Utilização de mídias na escola: falta de profissionais específicos, demora na manutenção dos aparelhos e/ou ausência (as entrevistas foram gravadas por alunos ou professores que não têm o conhecimento necessário para edição dos vídeos, por exemplo);
Encaminhamentos que possam superar os desafios
Priorizar a Formação Continuada de qualidade para os profissionais da educação;
Incentivar a leitura crítica dos alunos em relação as propagandas e principalmente aos estereótipos de comportamento e estética propagados pela mídia;
Educar para a democracia, pensando na igualdade de acesso e condições necessárias a superação deste modelo social que prioriza a reprodução da sociedade de classes;
Melhor aproveitamento da hora atividade e sua ampliação, que o professor consiga efetivamente utilizá-la para tempo de estudo e aprimoramento teórico, desenvolvendo o seu planejamento com qualidade;
Uso frequente de e-mails para comunicar-se com os colegas de disciplina, ampliando o uso dessa ferramenta.
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