Reflexão e Ação - Cadernos 1-2-3-4-5-6
Caderno 1
A qualidade de ensino ao longo do tempo foi melhorando em decorrência da identificação dos problemas que se apresentavam. Devido a diversidade típica da EJA, ainda há questões que ainda são discutidas e várias tentativas de minimizá-las fazem a prática do docente dessa modalidade. São características de nossa escola: 80% dos alunos são trabalhadores, pais assalariados, alunos do CENSE e penitenciários, trabalhadores informais, desestrutura familiar, várias etnias, muito tempo fora da escola, falta de planejamento familiar.
A escola procura construir o currículo baseado nas diversas realidades que se apresentam.
Em comum entre os alunos está a necessidade de estudar para evoluir no mundo do trabalho.
caderno 2
O aluno não se sente atraído pelo currículo escolar, pois percebe que não há relação entre sua vivência e o conteúdo apresentado na escola.
Percebemos também que não há uniformidade curricular entre as escolas. Quando um aluno muda de escola, encontra conteúdos diferentes daqueles que estudava anteriormente.
O perfil dos nossos estudantes é bastante variado e sofre a interferência da tríplice fronteira. Temos alunos estrangeiros, muambeiros, idosos, donas de casa, com necessidades especiais diversas, em liberdade assistida etc. Os perfis sociais são bastante diferentes, bem como os aspectos culturais e econômicos.
Adaptar o currículo a realidade da tríplice fronteira, considerando as etnias, linguagens e grupos sociais e econômicos, adaptação do currículo ás necessidades especiais.
A grande maioria dos alunos que chegam a nossa escola, trabalha e estuda. Como a necessidade financeira é mais premente do que a formação escolar, é rotineiro ver alunos desistindo dos estudos para ampliar sua carga horária no emprego e/ou por um segundo emprego. Na EJA, a desistência é grande e na maioria das vezes por motivo financeiro.
Caderno 3
A sociedade atual nos leva a refletir sistematicamente sobre nosso trabalho junto aos alunos da EJA. As mudanças são grandes e alteram nosso olhar sobre nosso dia-a-dia. Uma aula preparada no ano anterior, necessita de alterações para o ano seguinte: as exigências, ritmo, o aluno e o professor mudam de forma muito rápida.
A diversidade é uma marca na EJA: homens, mulheres, adolescentes, idosos com motivação também variada, como por exemplo o aluno mais velho, que deixou a escola por motivos particulares, que vão desde o trabalho, o casamento até a necessidade de cuidar dos filhos, que vem à escola porque têm objetivos a atingir e, de outro, o aluno jovem, que deixou a escola porque foi reprovado, é, em alguns casos, até infrator ou algum problema de comportamento e, não se adaptou e vem porque o juiz de direito ou a família o obrigam. Dessa forma os objetivos são diferenciados, nem todos têm a meta de ter sucesso no mundo do trabalho, alguns desejam apenas conhecer os conteúdos escolares para ajudar seus filhos nas tarefas escolares.
Caderno 4
O homem desde sua origem tem agido na natureza com o intuito de produzir para si os objetos e as condições de que precisa para existir. O texto, Cartas a Théo de Vincent Van Gogh , mostra os instrumentos utilizados pelos pintores de diferentes épocas para compor as suas obras, os pintores citados no texto, ou talvez outros antes deles, buscaram na natureza objetos para retratar através de pinturas como viam o mundo.
Como material pedagógico de apoio, poderia ser apresentado para os educandos do Ensino Médio em forma de temática para discussão em um debate regrado. De um lado, o professor oferece a um grupo um artigo, também do mesmo tema, de outro lado, esse trecho citado. Assim, propondo um debate regrado, com o objetivo de despertar a criticidade dos educandos através da argumentação na oralidade e na escrita. Ainda, com o intuito de formar um aluno autônomo, instigando-os a perceber que, em outros tempos, os homens também buscavam novos rumos, aperfeiçoar, conhecer, aprender valorizando o conhecimento. E assim, traçando paralelos, o professor pode mediar esse debate, conduzindo as contribuições de forma que os educandos percebam a analogia: a internet hoje pode ser a pena descrita por Van Gogh. No entanto, o trecho também nos chama a atenção para o “fazer”, acontecer agora, ideias, projetos e outros aspectos que podem colaborar na melhoria do ensino. É preciso fazer e acontecer, não esperar uma nova pena chegar.
Caderno 5
Em nossa escola, CEEBJA, construímos apostilas em cada disciplina priorizando o contexto social de nossa cidade. Na Geografia, por exemplo, elaborou-se uma apostila relacionada às vivências e memórias dos estudantes, fazendo com que percebessem que essa disciplina tem relação com seu cotidiano.
Essa proposta não levou em conta a realidade da fronteira, o que deveria ser analisado antes, pelos consultores de elaboração das DCE’s adaptando os conteúdos aos específicos contextos.
Ao debatermos com o grande grupo acerca do levantamento de situações vividas na escola, com relação à gestão democrática, percebemos que não ocorre efetivamente. Segundo relatos de participantes, são poucas as discussões sobre sistematização e a aplicabilidade dos recursos oriundos dos órgãos federais, estaduais e recursos da própria escola. As decisões nem sempre são tomadas no coletivo e sim, separadamente. Os professores e demais funcionários raramente são convocados para sugerir a aplicação dos recursos.
Caderno 6
Nossa escola não participa de avaliações externas. Devido a forma de estudo dos alunos, é difícil fazer um levantamento de dados.
O maior problema que enfrentamos é a evasão escolar. Sempre que possível, procuramos o aluno, através de telefonemas para saber a motivação da evasão. Na maioria das vezes é um novo emprego, casamento, gravidez ou mudança de cidade.
Quando há problemas pontuais, logo procuramos encontrar soluções que fique adequada a todos os envolvidos.
Quanto a Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo, na nossa escola não existe conselho de classe para esse fim, quando surge algum problema, resolve-se cada caso individualmente juntamente com a equipe pedagógica da escola. É importante ressaltar que, quando o aluno não consegue atingir média suficiente para terminar o coletivo de determinada disciplina, ele pode ainda ter aproveitamento do que já fez e continuar cursando até completar a média, ou até que aconteça de fato aprendizagem.
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