A avaliação é vista como o instrumento que serve para verificar o nível de alcance de cada aluno em relação a determinados objetivos previstos nos diversos planejamentos em variados níveis escolares.
Um problema destacado no âmbito escolar sobre a avaliação é seu foco positivista e classificatório, o que torna difícil identificar certos aspectos do conhecimento.
Outro desafio é ainda fazer com que a avaliação seja de fato organizada e que venha auxiliar a aprendizagem.
O PPP de cada escola define seus critérios e instrumentos de avaliação. No entanto,muitas vezes não é colocado em prática tudo o que consta no documento,como por exemplo, a aprovação de alunos por conselho escolar com média anual inferior 6,0 pontos.
São utilizadas várias formas de avaliação: provas escritas, provas orais, trabalhos escritos, seminários, apresentação de trabalhos, cartazes entre outros. Os valores estabelecidos estão de acordo com o PPP, 60% da nota deve ser provas e 40% de trabalhos.
O sistema educacional cobrado das escolas visa quantidade, no intuito de satisfazer os índices de aprovação, reprovação e evasão escolar. Em contrapartida as avaliações nacionais como o ENEM,SAEB e os estaduais como o SAEP, requerem conhecimentos científicos com qualidade, contradizendo as metas exigidas pelo próprio sistema.
Orientadora de estudo: Lauri Aparecida Vanelli
Professores: Luzia Salete Rizzo Maschio
Daniele Schons
Carlos Cezar Camilotto
Jorge Rafael Bach
Marcia de Oliveira Lopes