Reflexão e Ação-Caderno VI- avaliação no ensino médio - Colégio Estadual Santo Agostinho - Palotina -Paraná NRE: Toledo

A avaliação é vista como o instrumento que serve para verificar o nível de alcance de cada aluno em relação a determinados objetivos previstos nos diversos planejamentos em variados níveis escolares.

Um problema destacado no âmbito escolar sobre a avaliação é seu foco positivista e classificatório, o que torna difícil identificar certos aspectos do conhecimento.

Outro desafio é ainda fazer com que a avaliação seja de fato organizada e que venha auxiliar a aprendizagem.

O PPP de cada escola define seus critérios e instrumentos de avaliação. No entanto,muitas vezes não é colocado em prática  tudo o que consta no documento,como por exemplo, a aprovação de alunos por conselho escolar com média anual inferior 6,0 pontos.

São utilizadas várias formas de avaliação: provas escritas, provas orais, trabalhos escritos, seminários, apresentação de trabalhos, cartazes entre outros. Os valores estabelecidos estão de acordo com o PPP, 60% da nota deve ser provas e 40% de trabalhos.

O sistema educacional cobrado das escolas visa quantidade, no intuito de satisfazer os índices de aprovação, reprovação e evasão escolar. Em contrapartida as avaliações nacionais como o ENEM,SAEB e os estaduais como o SAEP,  requerem conhecimentos científicos com qualidade, contradizendo as metas exigidas pelo próprio sistema.

Orientadora de estudo: Lauri Aparecida Vanelli

Professores: Luzia Salete Rizzo  Maschio

Daniele Schons

Carlos Cezar Camilotto

Jorge Rafael Bach

Marcia de Oliveira Lopes