Reflexão e Ação: caderno VI: avaliação

Grupo de estudos Colégio Léo Flach- Francisco Beltrão-PR
PACTO pelo fortalecimento do Ensino Médio.

Ação e Reflexão. Caderno VI:

Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?

-Falta de interesse pelo conhecimento científico e busca de novas informações (pesquisa);
- Falta do acompanhamento da família nas questões escolares;
- Falta de recursos tecnológicos na sala de aula e cursos de formação para professores no auxílio de aprofundar o conhecimento e uso das tecnologias;
-Evasão escolar;
-Falta de comprometimento da parte de alguns professores.

Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?

          O processo avaliativo só tem fundamento quando o aluno evolui do conhecimento prévio para o conhecimento científico com reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino.
           Deve estar centrada numa visão de processo, de ação e de relações sociais com potencialidade educativa, flexível e qualitativa.
          Um bom processo avaliativo deve atenuar posturas avaliativas classificatórias e evoluir para abordagens de ensino, de aprendizagem e de avaliação mais compatíveis com as necessidades dos alunos, procurando construir uma escola mais democrática e acessível a todos, comprometida com a transformação da realidade.