Reflexão e Ação - CADERNO VI
Colégio Estadual Conselheiro Zacarias – EFM e EJA
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Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2014
Professores participantes:
Célia Oliveira Quadros
Daniele Moraes Janhaki
Edson José Veiga da Silva
Graciele Dellalibera de Mello
Izabel Cristina Calzado Trindade
Hamilton Cesar do Nascimento
Paulo Soares de Souza
Raquel Angela Arpini
Renato Marin
Tania Maria dos Santos
REFLEXÃO E AÇÃO caderno VI
1 – Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
A avaliação é um processo contínuo e sistemático, com prevalência dos aspectos qualitativos, sobre os aspectos quantitativos. Tem a função diagnóstica como meio de obter informações sobre o desenvolvimento da prática pedagógica para intervenção dos processos de aprendizagem.
2 – Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados?
Avaliação com características objetiva, descritiva, processual, produção pessoal, seminários, atividades individuais e em grupo. Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação:
A avaliação utiliza técnicas e instrumentos diversificados, os alunos são submetidos a várias oportunidades de aferição, com base no regimento escolar e obedecendo a legislação vigente que prioriza a freqüência de 75% atribuindo média no valor de 6,0 pontos em cada disciplina para ser aprovado.
Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
3 – Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
Acontece através da realização dos conselhos de classe de forma parcial ao fim de cada bimestre e de forma deliberativa no final de cada ano, sendo formado por representantes dos diversos seguimentos da escola, sendo este, professores, diretores, administrativo, alunos e demais membros da comunidade.
A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia, recolhe indicadores comparativos de desempenho que servirão de base para futuras tomadas de decisões no âmbito da escola, no sentido de que a entendamos vinculada a uma prática educacional necessária para que se saiba como se está, enquanto aluno, professor e conjunto da Escola; o que já se conseguiu avançar, como se vai vencer o que não foi superado e como essa prática será mobilizadora para os alunos, para os professores, para os pais, entre outros.
O sucesso tem que vir de uma “consciência da importância de estudar”. É importante que o aluno interiorize a necessidade do estudo, da leitura, da regularidade. A integração da escola e comunidade é mais do que necessária nesse momento no espaço educativo, é o assumir juntos. As ações desenvolvidas em sala de aula devem ser realizadas pelos professores como sendo um fazer pedagógico diferenciado que desperta expectativas nos alunos, por meio de atividades diversificadas e significativas, numa abordagem interdisciplinar, privilegiando a leitura, interpretação, produção textual e resolução de situações-problema, entre outras e ainda a organização de diversos eventos e a ênfase em diferentes projetos pedagógicos, envolvendo a participação coletiva, por meio de múltiplas atividades.
Pensando sobre quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional, acredito que o primeiro passo seja motivar os alunos para que eles participem efetivamente do processo avaliativo, pois como poderei avaliar um aluno que não participa das atividades propostas, que não faz trabalhos, avaliações etc. Então o primeiro desafio é estabelecer uma relação onde meus alunos decidam realmente participar desse processo avaliativo, fazê-los entenderem que o que vai fazer diferença em suas vidas não será o número de anos que ele ficou na escola, ou as notas que ele teve no boletim, notas essas que muitas vezes podem não ser expressão verdadeira de seu aprendizado, mas sim, o que vai mudar a vida dele é o que realmente ele aprendeu, as habilidades adquiridas, como ler, produzir um bom texto, sua capacidade de interpretar um texto, suas habilidades matemáticas, filosóficas, sociológicas. Enfim fazê-los compreender que os conhecimentos produzidos pelo estudo das diferentes disciplinas visa prepará-los para a vida, para o mercado de trabalho, ou seja, para que ele seja capaz de atuar, compreender, agir e transformar essa sociedade na qual ele vive, sendo assim, um cidadão crítico responsável e consciente. Creio que se conseguirmos fazê-los compreender que a escola, o estudo não é mera obrigação, mas visa sim prepará-los para a vida em sociedade então conseguiremos melhores resultados no processo avaliativo, que tem por objetivo avaliar o que o aluno aprendeu, verificar o que deu certo e o que deu errado, para a partir disso rever nossa prática pedagógica visando um melhor aprendizado para nossos alunos.
4 - Projeto Político - Pedagógico
Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) a avaliação deve ser um processo contínuo e cumulativo com ênfase na análise qualitativa e têm três objetivos: Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico); Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação); Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
Os instrumentos mais utilizados são as provas escritas, trabalhos individuais ou em grupo, seminários, debates, etc. Os critérios mais utilizados são: assimilação do conteúdo, desenvolvimento da atividade, cumprimento dos requisitos estabelecidos, compreensão do que é necessário fazer para completar a atividade, expressão oral sobre o tema, entre outros.
As instâncias colegiadas que participam da definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo são: equipe pedagógica, direção e professores. Como sugestão para melhorar o processo ensino e aprendizagem, citamos: retomar o conteúdo, rever metodologias e mostrar ao aluno em que momento do trabalho ele está falhando, o que lhe falta para compreensão daquela ideia que faz com que o conhecimento seja assimilado. A avaliação não é estanque e cada disciplina têm suas particularidades.
5 - Dados nacionais sobre as taxas de rendimento
Através da análise e discussão coletiva dos dados levantados sobre avaliação – 2010, 2011, 2012 e 2013, da Prova Brasil 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 e do IDEB – 2005/2007 e 2009/2011, observamos que no período diurno há muita reprovação em Português e Matemática, visto que estes alunos têm dificuldades nos conteúdos básicos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Constata-se que as dificuldades são conseqüência de situações de indisciplina, falta de responsabilidade dos alunos com os estudos, pois não há rotina de estudos nos lares. Para melhorar a aprendizagem é necessário que se reduza o número de alunos por turma, em especial no 6º ano, fazendo também um trabalho diferenciado em virtude do impacto que a mudança de escola ocasiona.
Percebe-se ainda, um alto índice de evasão escolar no Ensino Médio, principalmente no período noturno, onde ocorre também um nível elevado de faltas. Sendo necessária uma intervenção por parte do Estado, que favoreça a permanência destes alunos na escola, pois a escola já faz a sua parte dentro das suas limitações. As taxas de evasão são mais elevadas nos 1º anos do noturno, levando a escola a intensificar seu trabalho neste turno buscando desenvolver ações no sentido de recuperá-los, entre elas destaca-se o Programa FICA, porém poucos são os resultados satisfatórios, em relação a esta situação. Há necessidade de um comprometimento maior por parte dos pais, no sentido de acompanhar a vida escolar de seu filho (presença e permanência). A escola tem procurado realizar atividades diferenciadas neste período, como o Fórum de Educação para o noturno, trabalhos interdisciplinares, atividades que envolvam os alunos e abordem os conteúdos de forma diferenciada.
6 - Na avaliação institucional de sua escola
Os resultados da avaliação externa estão sendo analisadas e discutidas no grupo, com o objetivo de repensarmos a prática pedagógica com o foco de melhorarmos os resultados da aprendizagem de nossos alunos. Mas como foi estudado no caderno 6, temos alguns alunos que se destacam e os que estão bem abaixo dos resultados publicados. É nesse contexto em que se encontra a nossa educação, mas estamos trabalhando para que haja avanços na aprendizagem dos alunos.
Em relação ao ENEM a escola tem realizado atividades em forma de simulados com o objetivo de que os alunos conheçam o estilo de prova ao qual serão submetidos. Os alunos têm comentado sobre o ENEM, dizem que é uma avaliação de grande valor para o ingresso no Ensino Superior e sabendo dessa importância o medo e a insegurança fazem parte da rotina dos estudantes, principalmente os alunos dos 3º anos que tem a curiosidade acerca dos conteúdos, estilos de questões, etc.
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