Reflexão e Ação - caderno VI
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
1- Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
a) Com relação à avaliação da aprendizagem, observamos que existem três grandes dificuldades: continua muito centrada na aprovação/reprovação do aluno; os instrumentos de avaliação ainda se prendem a convenções devido a limitações de infra-estrutura, sendo assim, as habilidades e inteligências não tradicionais no ambiente escolar não são contempladas; a devolutiva da avaliação é comprometida significativamente pelo elevado número de alunos por turma, visto que as dificuldades individuais percebidas por meio das avaliações não são sanadas.
b) Com relação à avaliação institucional, observamos que nem sempre ela é realizada e que, quando acontece, raramente é de modo democrático.
c) Com relação à avaliação externa, observamos que ela não contempla as diferenças socioeconômicas, as quais interferem diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Essa padronização impede que o resultado seja aproximado da realidade. Enquanto no chão da escola a demanda por diversos instrumentos avaliativos é uma constante, as avaliações externas utilizam um único modelo, incapaz de verificar com exatidão a verdadeira eficácia do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na instituição. Além disso, tal modelo único despreza, por exemplo, o fato de algumas escolas ofertarem ensino no período noturno, cuja evasão é bem maior que nos outros turnos, por questões sociais e não pedagógicas.
2- Qual sua concepção de avaliação e como ela se constitui na sua trajetória docente?
O grupo considera que as avaliações devem ser diagnósticas, formativas e somativas. Entretanto, em nossa trajetória, observamos que, na maioria dos casos, as mesmas têm sido apenas somativas, devido às próprias condições do sistema educacional no qual estamos inseridos
Elementos presentes no Projeto-Político-Pedagógico e
Planos de Ensino de nosso Colégio
Entendida como um dos aspectos de ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem, a avaliação tem por finalidade acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor.
O processo de avaliação deve:
Dar condições ao professor para tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
Proporcionar dados que permitam ao Estabelecimento de Ensino promover a reformulação do currículo com adequação dos conteúdos e métodos de ensino;
Possibilitar novas alternativas para o planejamento do ensino como um todo.
Os critérios de avaliação incidem sobre desempenho do aluno em diferentes situações de aprendizagem e utilizando técnicas e instrumentos diversificados, independente do respectivo tratamento metodológico.
A avaliação deve utilizar procedimentos que assegurem a comparação com os parâmetros indicados pelos conteúdos de ensino, evitando-se a comparação dos alunos entre si.
A avaliação do aproveitamento escolar deverá preponderar os aspectos qualitativos da aprendizagem, considerados a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade dos conteúdos, dando-se relevância à atividade crítica, à capacidade de síntese e a elaboração pessoal.
Para que a avaliação cumpra sua finalidade educativa, deverá ser contínua, permanente e cumulativa.
A recuperação de estudos é um dos aspectos da aprendizagem no seu desenvolvimento contínuo, pela qual o aluno, com aproveitamento insuficiente, dispõe de condições que lhe possibilitem a retomada de conteúdos básicos.
Para os alunos de baixo rendimento escolar será proporcionada recuperação de forma paralela ao longo do período letivo.
Na recuperação de estudos o professor considera a aprendizagem do aluno no decorrer do processo para aferição do bimestre e, entre a nota da avaliação e da recuperação, prevalecerá sempre a maior.
Para efeito de promoção serão considerados todos os resultados obtidos durante o período letivo.
O aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75% e média anual inferior a 6.0 ( seis ) mesmo após os Estudos de Recuperação Paralela ao longo do período letivo, será submetido à análise do Conselho de Classe que definirá pela sua aprovação ou não.
Questionamentos sobre as taxas de rendimentos do nosso colégio
Os resultados obtidos são considerados positivos. Nosso índice de aprovação aumentou nos últimos três anos. Observa-se que diminuiu a taxa de abandono o que nos faz refletir sobre essas mudanças, passamos pela experiência do Ensino Médio por blocos de disciplinas que nos revelou bons resultados. Aconteceram também mudanças consideráveis na prática dos professores e no interesse dos alunos.
Os dados são discutidos no começo e no final do semestre aprimorando a prática do dia a dia e buscando melhores resultados no ensino - aprendizagem.
Abordagem das avaliações externas em nosso Colégio
Em nossa escola, as avaliações externas têm sido encaradas como “termômetro” do ensino. Os resultados do IDEB, Prova Brasil, SAEP, SAEB, ENEM, entre outros, são levados para o coletivo, para serem analisados e discutidos buscando sempre compreender o contexto e objetivo de cada exame.
Não elaboramos simulados, laboratórios ou atividades extras para preparar os alunos para as provas, uma vez que tal preparação ocorre durante todo a sua vida escolar, já que são trabalhados em sala de aula conteúdos e temas presentes no currículo da base nacional comum, que são usados como parâmetros para a preparação destas avaliações externas. Alguns professores trabalham questões nos moldes destas avaliações, com os conteúdos curriculares previstos em seu planejamento, objetivando apenas ambientar o aluno à forma que as questões são elaboradas.
Na maioria das vezes os alunos fazem comentários a respeito das provas, tirando dúvidas e questionando o conteúdo, a fim de tentar “prever” seu desempenho nas mesmas.
No que diz respeito à organização dos planos de ensinos, estes são baseados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCEs), as quais abrangem a maioria dos conhecimentos solicitados em provas como o ENEM, além do trabalho de interpretação, que é feito por todos os professores, já que este é um dos principais pontos da referida avaliação.
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