REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V – MATEMÁTICA

COLÉGIO ESTADUAL ARCÂNGELO NANDI
SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR
CADERNO 5 - MATEMÁTICA

PARTICIPANTES:

CARINE GOERK WOLDKWISKI
DIANNE VENSON
JULIANO FERRAZ
MABELLY VENSON
MARIA ANGÉLICA MORINI
MARIA LUZIA SOARES DA SILVA BUZANELLO
VALMIRO DA SILVA
VERÔNICA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
SERGIO LUIZ ALBUQUERQUE JÚNIOR

ORIENTADOR DE ESTUDOS: ANNA BEATRIZ PONTES SILVEIRA
FORMADOR REGIONAL: MARINÊS LIGESKI
NRE: FOZ DO IGUAÇU

PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
CADERNO V – MATEMÁTICA

REFLEXÃO E AÇÃO 1

DISCIPLINA/ COMPONENTE CURRÍCULAR BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE TIPO DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDO
Língua Estrangeira Moderna

Aprendizagem sobre Horas, Numerais, Operações Matemáticas de Adição e Subtração. Lógico-Indutivo
Geografia

Fuso Horário, Escalas, Cálculo de Temperatura, Indíce Pluviométrico, Estatística Lógico-Dedutivo e Não-determinístico
Arte

Conceitos Matemáticos envolvidos em obras de arte. Lógico-Geométrico e Lógico-Indutivo
Física

Conceitos de Funções, Algorítimos e Probabilidade  Lógico-Dedutivo, Não-determinístico e Lógico-Geométrico.
Química

 

Massa, Volume e Energia Lógico-Dedutivo, Lógico Geométrico e Lógico-Indutivo.
Educação Física

 

Trajetória  Lógico-Dedutivo e Lógico-Geométrico.
Sociologia

 

Estatística Não-Determinístico

REFLEXÃO E AÇÃO 2

Propõe-se realizar um projeto que envolva os estudantes do ensino médio de forma que esses interajam entre si, mesclem seus gupos sociais, entendam, respeitem e participem de manifestações culturais diferentes das suas, despertem e demostrem suas criatividades tendo como base a interação entre os diversos componentes currículares. Assim sendo, foi considerado ampliar um trabalho, não formalizado, já desenvolvido no Colégio na disciplina de Artes para alunos do Ensino Fundamental. Tal trabalho tem o objetivo de decorar com pintura o muro entorno da quadra de esportes. Foi então, considerado ampliar esse trabalho, em forma de projeto formalizado para alunos do ensino médio, pintando os muros da escola, decorando-os com formas diversas formas de arte e citações, envolvendo Arte, Matemática (proporção de tinta, área a ser pintada, formas geométricas a serem desenhadas), Linguagens,
Tal projeto é considerado construtivo pois atende a proposta da interação dos adolescentes entre si e com o espaço escolar, onde esses passam de expectadores e passam a ser construtures e responsáveis pela mudança no espaço físico escolar, desenvolverão e demonstrarão suas habilidades criativas e formas de expressão, interagirão com as diversas áreas do saber de forma harmonica e informal.
O projeto será realizado durante o primeiro semestre do ano de 2016, contando com o apoio da equipe diretiva e APMF. Será feita uma rifa afim de angariar fundos para compra do material necessário para execução dos trabalhos de pintura.
Durante a execução do projeto professores e equipe pedagógica avaliarão o trabalho dos discentes e com o término do prazo proposto alunos farão um relatório das atividades elaboradas

 

REFLEXÃO E AÇÃO 3

• Homem Vitruviano = razão e proporção, inscrição em uma circunferência, raio e corda, simetria,
Dentre os desenhos deixados por Leonardo, o Homem Vitruviano tornou-se um ícone cultural. Trata-se de um desenho encontrado em seus diários, feito por volta de 1490, que mostra o traçado e as proporções entre as diversas partes do corpo humano. Durante o Renascimento, muitos artistas, arquitetos puseram-se a interpretar os textos vitruvianos, para fazer novas representações gráficas, mas nenhum deles conseguiu combinar de forma harmoniosa e matemática as proporcionalidades do corpo humano e a solução da quadratura do círculo, conforme propunha Vitruvius. Dentre os desenhos que foram feitos, o de Leonardo da Vinci tornou-se o mais famoso e o mais difundido. O desenho do Homem Vitruviano reafirma o grande interesse de Leonardo da Vinci pela arte e ciência. No conceito da Divina Proporção, tão procuradas nas obras do Renascimento, dá-se a busca e definição das partes corporais do ser humano. O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano, no século XV, por Leonardo e os outros, é considerado como uma das grandes realizações que levam ao Renascimento italiano.
• Os artistas plásticos Lygia Clark e Helio Oiticica desenvolvem obras aproximando a Arte do Desenho Industrial. Os chamados movimentos construtivos viram na máquina e na tecnologia a “possibilidade de fornece bens acessíveis às camadas mais pobres da sociedade”.

REFLEXÃO E AÇÃO 4

Como aproximar a comunidade escolar do Parque Nacional do Iguaçu

Subprojeto Por quê? O quê? Como? Dimensões
Pesquisa: Você conhece o Parque Nacional do Iguaçu? Fazer um levantamento estatístico afim de verficar quem conhece o Parque Nacional do Iguaçu Levantamento de Dados Quantitativos Cada aluno levará o questionário a sua família, onde cada membro responderá as questões. Também responderão a pesquisa professores e funcionários do Colégio. Comunidade Escolar.
Instrução dos alunos do Ensino Médio sobre o PNI Torná-los multiplicadores de conhecimentos sobre o PNI à comunidade escolar. Formação Apropriada Instrução dos alunos pela Equipe da Escola Parque, organizada pela Sra Mariele. Alunos do Ensino Médio
Parceria com o Parque Nacional do Iguaçu. Com isenção da tarifa os membros da comunidade escolar que não conhecem o PNI serão incentivados a fazer a visita em grupo. - Solicitação de isenção da tarifa na visita ao Parque para membros da comunidade escolar que não conhecem o PNI.
- Solicitação de patrocínio para camisetas a serem confeccionadas para o dia da visita Contato com o Senhor Ivan Carlos Baptiston. Professores participantes do projeto.
Reunião com os membros da comunidade escolar que não conhecem o PNI Demonstrar a importância do Parque Nacional do Iguaçu enquanto patrimonio natural da humanidade e a proximidade geográfica da comunidade do Colégio Estadual Arcângelo Nandi Palestra Informativa e Instrutiva Alunos do Ensino Médio agindo como instrutores da comunidade escolar em horário pré-definido para a reunião. Alunos do Ensino Médio e Comunidade Escolar
Concurso de slogan para camiseta a ser usada no dia da visita ao PNI Propor um concurso de slogan sobre o projeto, afim de confeccionar-se camisetas para que todos os participantes do projeto vistam no dia da visita ao PNI Concurso de slogans com regulamento definido pela equipe de professores responsáveis pelo projeto e representantes do Ensino Médio Recebimento dos slogans em papel sulfite, votação do melhor slogan por todos os envolvidos no projeto. Comunidade Escolar.
Confecção das camisetas com slogan definido em concurso Marcar a importância da primeira visita ao PNI  Confecção de camisetas com patrocínio solicitado à Direção do PNI PNI, professores envolvidos no projeto.
Visita ao Parque Nacional do Iguaçu Importância da aproximação física ao Parque Nacional do Iguaçu Alunos do Ensino Médio atuando como monitores da comunidade escolar em sua primeira visita ao PNI - Organização de dia, horário, transporte e informações pertinentes. Comunidade Escolar.