CADERNO V - Col Est Paula Gomes - Curitiba - PR- Maria Neide Freiria
1-
No inicio do ano letivo de 2014, nossa escola teve a baixa de uma turma de ensino médio com uma média em torno de 30 alunos. Foi uma situação constrangedora onde, comunidade, alunos e professores manifestaram-se contrários a decisão autoritária da SEED em que nenhuma consulta foi realizada junto à comunidade, discutindo as consequências pedagógicas como superlotação de salas de aula, ocasionando baixo rendimento de aprendizagem. Não é possível esquecer que, nessa turma havia um aluno de inclusão que por lei deveria pertencer a uma classe com número reduzido de alunos, e lamentavelmente não foi cumprido o estatuto de direito a educação de inclusão. Além disto, foi necessário um restruturamento relativo a redistribuição das aulas aos professores, tendo como consequência, perda de aula por parte de alguns colegas. Isto nos leva a pensar, que o governo agiu com autoritarismo passando por cima do processo democrático que vem sendo proposto na educação.
2-
Com a mudança de direção, a escola começou a abrir-se para novos horizontes, conseguindo trazer a família para dentro da escola, através de festas juninas, entrega de boletins, teatro, feira do conhecimento elevando o nosso prestígio perante a comunidade escolar e a SEED, levando ao aumento do nosso IDEB. Como a escola ficou conhecida pelas suas melhorias, foi convidada a implantar a educação integral para o ensino fundamental. Em 2014, a gestora revindica salas funcionais, quadra coberta, tatame, salas para descanso, sala para TV, para atender as turmas do integral. Por enquanto, as coisas não saíram do papel e se encontram sem perspectivas para poder atender.
3-
O conselho escolar existe e é deliberativo, onde já houveram várias situações em que o mesmo foi decisivo, mantendo assim a ordem na escola. Uma das situações vividas, foi o caso de uma aluno onde foi mantida a reprovação. Funcionário com conduta inadequada, foi retirado do quadro de funcionários.