Na realização da leitura, as reflexões percebe-se que não é só a organização curricular que dará conta de atender as demandas educacionais cada vez mais complexas.
Destaca-se algumas considerações sobre a primeira reflexão que traz o exemplo do poeta, do candidato e de uma física que “se encontram e, em um único dia, conversam sobre ciências, ecologia, guerra, política, filosofia”p.17. O que permitiu o diálogo sobre tantos temas? O conhecimento.
Na sequencia de análise, no texto “Educação Alimentar e Nutricional” foi possível relacionar conteúdos em diversas disciplinas mas é preciso dialogar com os profissionais das disciplinas para confrontar as proposições. Assim, numa perspectiva integradora, pode-se desenvolver a Educação Alimentar em: Língua Portuguesa: texto informativo e como tal explorar o tipo de informação veiculada, buscar outras complementares; Biologia: necessidades nutricionais, composição de cardápios com produtos da região, alimentos adequados a cada período da vida... Matemática: cálculo dos valores mínimos gastos por pessoa/mês, impostos embutidos nos alimentos, desperdícios x fome; Ed. Física: relação entre alimentação e saúde: os excessos e a obesidade, sedentarismo ... Química: componentes químicos utilizados na produção de alimentos, alimentação natural x alimentos industrializados ...Língua inglesa: análise dos alimentos servidos nos fast foods.... Geografia: os sistemas de produção, irrigação, bolsões de pobreza, entre outros.
Nesse mesmo formato, foi a reflexão acerca da carta escrita por Vincent Van Gogh. Nos dois casos, com um pouco de conhecimento permitiu realizar as análises e perceber as possibilidades de incorporação para estudo/discussão em sala de aula. Cultura: a forma de criar os instrumentos, os efeitos que produzem na criação,.. reconhece o valor dos que o antecederam, o jeito de fazer...Trabalho: pela ação humana ... a transformação pois não quero que a beleza se deva a meu material, e sim a mim mesmo ...Ciência: Sei, no entanto, que com um lápis de carpinteiro podemos obter intensidades distintas das destes finos Faber, etc O carvão é o que há de melhor, mas quando se trabalha muito, o frescor se perde, e para conservar a precisão é preciso fixar sem demora... Com carvão mergulhado na água pode-se fazer coisas excelentes, Tecnologia: o lápis, o carvão, tinteiro...e as transformações que são produzidas na criação...
Pode ser incorporado como material para discussão em sala de aula desde que haja planejamento coletivo. Assim em Língua Portuguesa pode ser explorado o gênero carta onde vários estilos de carta podem circular entre os alunos para leitura e problematizadas pelo professor antes de propor a escrita de carta pelos alunos e a quem endereçá-las e chegar à literatura do período ...Arte: a arte no período, as formas de representação, pintores, escultores... História – as transformações na organização social, econômica decorrentes da nova estrutura social..Filosofia – a representação do belo, estética ...
A reflexão e ação proposta na p.37 com momento de elaboração e resultado da elaboração assim como nas proposições da p. 45-46 foram parciais pois falta conhecimento.
Superar essa condição é possível e o próprio texto sugere outras leituras para ampliar os conhecimentos que devido ao fator tempo só é possível realizá-los na continuidade deste processo formativo.
A dedução neste momento é que organizar o currículo por disciplina ou por área de conhecimento levará à formação integral dos sujeitos a partir de metodologias que tenham a pesquisa como princípio educativo e aqui cabe destaque às sugestões descritas nas páginas 40 a 42 e que os sujeitos que as conduzem tenham conhecimento prévio necessário para encaminhá-los adequadamente.