Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. Foz do Iguaçu. Paraná.
Membros: Andréa Adélia Bernardes, Evanir L. dos Santos, Kassia Karla Nodari, Maxwel Schelles de Lima, Vanessa M.S. Sarmieri.
As decisões sobre o currículo se instituem com seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha. Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: "Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura? Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.
O currículo é o elemento orientador da organização do trabalho escolar, pressupondo desde o planejamento da gestão da escola até o momento destinado à coordenação das atividades pedagógicas desenvolvidas entre docentes e discentes, coerente com uma proposta educativa que deve ter as condições adequadas à sua concretização, tendo-se clareza sobre a função social da escola, percebendo-se as dinâmicas da sociedade.
A intencionalidade de uma nova organização curricular é erigir uma escola ativa e criadora, construída a partir de princípios educativos que unifiquem, na pedagogia, éthos, logos e técnos, tanto no plano metodológico quanto epistemológico. Entende-se, portanto, que o projeto político pedagógico do Ensino Médio, materializa-se, no processo de formação humana coletiva, o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia, Inovação, Cultura e Trabalho.
Em geral, essas políticas de currículo têm se caracterizado como programas de governo, isto é, com início e fim determinados pelos mandatos. Falta tempo para sua implantação e consolidação no espaço de um governo, acarretando descontinuidade administrativa e pedagógica. O mais grave é que tais políticas levam ao descrédito no âmbito escolar, uma vez que os professores não acreditam nelas, e, portanto, não se engajam efetivamente.
A direção da escola, ou a equipe gestora como um todo, tem, nesse contexto, um papel fundamental. Além de liderar a construção permanente da proposta pedagógica, deve estar todo o tempo viabilizando as condições para sua execução, e uma delas é a formação contínua de seus professores para que eles possam desenvolver, com competência, o currículo expresso na proposta pedagógica.
O estudo das ciências naturais causa melhoria na qualidade de vida dos alunos, pois eles conseguem associar o conhecimento à sua prática diária. No entanto, o professor não pode ser simplesmente um transmissor de conhecimentos ao ensinar biologia, pois os alunos devem ser estimulados a aplicar o conhecimento no seu cotidiano.
Ao planejar a atividade curricular, deve-se levar em conta que o conteúdo trabalhado deve estar articulado de forma que os jovens terão que raciocinar para obter soluções para os questionamentos e problematizações. Os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos são geradores de debate e reflexões, trazendo à sala de aula interação e novas possibilidades de desenvolver os assuntos.
É importante a educação na vida das pessoas, pois quanto maior seu conhecimento, maior sua capacidade de relacionar-se com o Mundo. Em face de vivermos num mundo comandado pelas ciências e tecnologia, os conhecimentos científicos se tornam indispensáveis para que essa relação aconteça.
Nesse sentido, o ensino de biologia tem relevância inconteste para a vida do cidadão e as escolas têm a missão de levar esse conhecimento a todos. A educação biológica pode contribuir para a construção do mundo que queremos, ou seja, o ato de educar implica uma visão do mundo e, por conseqüência, nosso modo de atuar nele. Assim como de interferir no modo como as pessoas interagem e se relacionam com ele.