Colégio Estadual do Campo Coelho Neto
Orientadora; Dione Elenice Mohler Martelo
Professores: Ayala Rejane Guerreiro Theisen
Elis Regina Dornelles
Marcelo Theisen
Maria del Castanhel Peron Hubner
Jacinto Vagner Rupp
Salete Galvan Zanatta
Luciana Garlini
Leoni Da Silva Schommer
Rosemeri Da Silva Santos
Segundo Cortella (2011) “ Diferenciamo-nos dos outros animais pela nossa capacidade de agir, não apenas instintivamente ou por reflexo, mas intencionalmente, em busca de um mudança no ambiente que nos favoreça. Essa ação transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos de trabalho ou práxis, é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o ambiente humano. O trabalho é, assim, o instrumento de intervenção do humano sobre o mundo e de sua apropriação por nós”.
Entendemos como trabalho o modo pelo qual o ser humano produz para si o mundo, os objetos e as condições de que precisa para existir.
Chamaremos de cultura o conjunto dos resultados dessa ação do homem sobre o mundo. A cultura é o próprio ambiente do ser humano, socialmente formada com valores, crenças, objeto, conhecimento...
Podemos pensar a ciência como o produto do processo de hominização que só pode aparecer em suas fases superiores. A ciência é a forma de resposta adaptativa de que somente o homem se revela capaz por ser o animal que vence as resistências do meio ambiente mediante o conhecimento dos fenômenos, ou seja, mediante a produção de sua existência, a individual e a da espécie. (Vieira Pinto- 1979)
Podemos considerar a tecnologia como uma coleção de sistemas, incluindo aí não apenas instrumentos materiais, mas igualmente tecnologias de caráter de organização (sistemas de saúde, de educação), projetadas para realizar alguma função. Portanto, não é apenas o que transforma e constrói a realidade física, mas igualmente aquilo que transforma e constrói a realidade social.
Questão 1
Prática social: A realização da obra, o trabalho realizado para a produção da pintura.
Ciência: A observação, os estudos que levaram o pintar a criar a obra, o espaço que o cerca. A paisagem e seu contexto histórico.
Tecnologia: O instrumento utilizado por Michelângelo, grafite, lápis parecido com o lápis de carpinteiro uma evolução do carvão para algo mais eficiente.
Cultura: A pintura retratando algo vivido naquela época dentro do contexto histórico social e cultural.
Educação:Considerar essas mudanças, transformações, produções enquanto prática social, a partir da relação entre as dimensões, permitirá uma visão mais ampla em torno do tema, aqui quais eram os matérias disponíveis para os pintores da época de Michelângelo.
Questão 2
No contexto de:
_Realizar construção de uma nova relação com o conhecimento, reconhecendo na pesquisa a possibilidade de compreender melhor os fenômenos educacionais e assim possuir maiores instrumentos para sua intervenção.
Com o objetivo de:
_ Desenvolver habilidades de leitura através de imagens valorizando a construção da autoria do pensamento, que só pode ser desenvolvida por meio de amplos processos de reflexão.
_Levar ao exercício do trabalho coletivo com vistas à prática democrática do ensino-aprendizagem
Reflexão e ação
Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares,orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.