REFLEXÃO E AÇÃO CADERNO IV- COLÉGIO JOÃO PAULO II
Reflexão e Ação Caderno IV
Tema: Educação Alimentar
Uma Proposta Curricular
Grupo do Colégio João Paulo II
Equipe: ARNALDO DE BRITO, ANA CRISTINA SCORUPA TEIXEIRA, CIRLENE RIBEIRO DA LUZ DAMASCENO,CLAUDILENE ZIRONDI SARDANHA,ELIANE BENTO DE CARVALHO,EVANIA AGUERRA GOLMINI DA ILVA,IOLANDA CHAMPOSKI,MARCIA NOVACKI,MARCIA PAULLI,NELSON PEREIRA,SONIA REGINA CORDEIRO SILVA eTHEODORO LUTEMBERG DE SOUZA
O tema – Educação Alimentar- foi debatido pelo grupo que buscou trabalhar interdisciplinarmente contemplando-o na forma de conteúdo nas disciplinas da grade curricular do ensino médio atendendo a orientação da atividade do modulo IV ação e reflexão leitura e problematização para a aprendizagem. O tema foi contemplado de acordo com os conteúdos estruturantes de cada disciplina como esta disposta no quadro abaixo:
Disciplina Conteúdo estruturante Conteúdo básico
Conteúdos
Específicos Encaminhamentos metodológicos
ARTE
Área:
Música
Artes
Visuais
Teatro Étnico, folclórico,
Técnica: Pintura,
desenho,
Pré-história
Greco-Romana
Medieval
Renascimento ELEMENTOS
FORMAIS
COMPOSIÇÃO
MOVIMENTOS
E PERÍODOS Colheita (dança)
arte rupestre Produção de Trabalhos com os modos de organização e composição musical,com enfoque na música de diversas culturas.
BIOLOGIA
ORGANIZAÇÃO DOS
SERES VIVOS;
MECANISMOS
BIOLÓGICOS;
BIODIVERSIDADE;
MANIPULAÇÃO
GENÉTICA Mecanismos
celulares biofísicos
e bioquímicos.
Dinâmica dosecossistemas:
relações entreos seres vivos einterdependênciacom o ambiente.
Organismosgeneticamentemodificados.
Efeito estufa (desmatamento para agricultura),
Biossegurança (manipulação de alimentos);
Alimentos transgênicos (cadeia alimentar);
Composição (glicídios, lipídios, vitaminas e sais minerais) Abordagempedagógica, sobre organismos geneticamente modificados”, partindo-se da compreensão das técnicas demanipulação do DNA, comparando-as com os processos naturais quedeterminam a diversidade biológica,chegando à classificação dos seresvivos.
Reconhecer a existência dosdiferentes grupos e mecanismosbiológicos que determinam adiversidade, envolvendo a variabilidadegenética, as relações ecológicasestabelecidas entre eles e o meioambiente, e os processos evolutivospelos quais os seres vivos têm sofridomodificações naturais e as produzidaspelo homem.
EDUCAÇÃO FISICA
ESPORTE
JOGOS E
BRINCADEIRAS
DANÇA
GINÁSTICA
LUTAS Coletivos, individuais e radicais;
Jogosdramáticos e cooperativos;
Danças folclóricas;
Ginástica de Condicionamento Físico Obesidade, desnutrição.
Anorexia, bulimia (distúrbios alimentares);
Índice de massa corporal (I.M.C.);
Atividade física x sedentarismo;
Provocar uma reflexão acerca da nutrição, saúde e prática esportiva.
Analisar a apropriação do Esporte pelaIndústria Cultural
Provocar a reflexão acerca daapropriação da Dança pela IndústriaCultural
Estudar a relação entre a Ginástica Xsedentarismo e qualidade de vida.
FILOSOFIA
MITO E FILOSOFIA
TEORIA DO
CONHECIMENTO
ÉTICA
FILOSOFIA
POLÍTICA
FILOSOFIA
DA CIÊNCIA
ESTÉTICA
Relação Mito eFilosofia;
As formas deconhecimento;
O problema da
Verdade;
Ética e moral;
Pluralidadeética;
Ética e violência ÉTICA
DIREITOS HUMANOS
Dialogar com os problemas docotidiano, com o universo doestudante – as ciências, arte,história, cultura.
Mobilizar os estudantespara o estudo da filosofia semdoutrinação,dogmatismo eniilismo.
GEOGRAFIA
DIMENSÃO
ECONÔMICA DO
ESPAÇO GEOGRÁFICO
DIMENSÃO POLÍTICA
DO ESPAÇO
GEOGRÁFICO
DIMENSÃO CULTURAL
E DEMOGRÁFICA DO
ESPAÇO GEOGRÁFICO
DIMENSÃO
SOCIAMBIENTAL DO
ESPAÇO GEOGRÁFICO A formação etransformação daspaisagens.
A dinâmica da natureza
e sua alteração peloemprego de tecnologias
de exploração eprodução;
O espaço rural e a
modernização da
agricultura;
As relações entre ocampo e a cidade nasociedade capitalista;
As implicações sócio espaciaisdo processo demundialização.
Influência da agropecuária na construção dos espaços geográficos;
Agricultura familiar;
A evolução da sociedade através do desenvolvimento agrícola;
O desenvolvimento de tecnologias na produção de alimentos (transgênicos);
A subordinação do campo a cidade;
A desigualdade na distribuição da riqueza e de alimentos;
Compreender a formação natural etransformação das diferentes paisagenspela ação humana e sua utilização emdiferentes escalas na sociedade capitalista;
Entender a importância da revoluçãotécnico-científica informacional e suarelação com os espaços de produção,circulação de mercadorias e nas formas deconsumo.
Analisar as novas tecnologias na produção industrial e agropecuária como fator detransformação do espaço.
HISTÓRIA
Relações de
Trabalho
Relações de
Poder
Relações
culturais O trabalho livre nas sociedades doconsumo produtivo (primeiras sociedades,indígenas, africanas, nômades, semi-nômades);
O trabalho escravo e servil; atransição do trabalho servil e artesanalpara o assalariado; o sistema industrial,Taylorismo, Fordismo e Toyotismo; osindicalismo e legislação trabalhista;
as experiências do trabalho livre nas
sociedadesrevolucionárias;
A mulher nomundo do trabalho;
Os rituais, mitos e imagináriosdos povos (africanos, asiáticos, americanos eeuropeus); os mitos e a arte greco-romanos ea formação das grandes religiões (hinduísmo,budismo, confucionismo, judaísmo, cristianismo,islamismo);
Os movimentos religiosos e culturaisna passagem do feudalismo para o capitalismo; A evolução da produção de alimentos em diferentes momentos da História;
A importância dos alimentos para a evolução do ser humano;
Revolução Industrial;
Compreender as ações sociais, políticas eculturais promovidas pelos sujeitos históricos;
Conhecer o conceito de trabalho;o trabalho livre nas sociedades doconsumo produtivo;
Perceber as relações de dominação eresistência nas sociedades grega e romana na antiguidade: (mulheres, crianças, estrangeiros eescravos); as guerras e revoltas na AntiguidadeClássica: Grécia e Roma; relações de dominação eresistência na sociedade medieval
LÍNGUA PORTUGUESA
DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL GÊNEROS DISCURSIVOS
LEITURA
ESCRITA
ORALIDADE Conteúdo temático;
Interlocutor;
Finalidade do texto;
Intencionalidade;
Argumentos do texto;
Contexto de produção;
Intertextualidade;
Vozes sociais presentes no texto;
Discurso ideológico presente no texto; CANTIGAS
POEMAS Efetuar leituracompreensiva, global,crítica e analítica detextos verbais e não verbais;
Localizar informaçõesexplícitas e implícitasnotexto;
Produzirinferênciasa partir de pistastextuais;
Expressar ideias com clareza;
Elaborar textos atendendo:
- às situações de produção propostas(gênero, interlocutor, finalidade...);
Diferenciar o contexto de uso dalinguagem formal e informal;
Usar recursos textuais comocoesão e coerência, informatividade,intertextualidade, etc.
Contra argumentar ideias formuladaspelos colegas em discussões, debates,mesas redondas, diálogos, discussões, etc.;
Utilizar de forma intencional e conscienteexpressões faciais, corporais e gestuais,pausas e entonação nas exposições orais,entre outros elementos extralinguísticos.
MATEMÁTICA
NÚMEROS E ÁLGEBRA
GRANDEZAS E MEDIDAS
FUNÇÕES
GEOMETRIAS
TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO
Números Reais;
Equações e Inequações
Exponenciais, logarítmicas e Modulares;
Medidas de Área;
Medidas de Volume;
Medidas de Grandezas
Vetoriais;
Medidas de Informática;
Medidas de Energia;
Estatística;
Matemática Financeira
GRÁFICOS
ESTATÍSTICAS
PROBLEMAS
ANÁLISE DE DADOS
Ampliar os conhecimentos sobre conjuntosnuméricos e aplique em diferentes contextos;
Compreender os números complexos e suasoperações;
Perceber que as unidades de medidas sãoutilizadas para a determinação de diferentesgrandezas e compreender a relações matemáticasexistentes nas suasunidades;
Recolher, interpretar e analisar dados através decálculos, permitindo-lhe uma leitura crítica dosmesmos;
QUÍMICA
MATÉRIA E SUA
NATUREZA
BIOGEOQUÍMICA
QUÍMICA
SINTÉTICA
Substância: simples ecomposta;
Misturas;
Métodos de separação;
Funções Orgânicas;
Funções Inorgânicas;
Química dos alimentos
Agrotóxicos
Alimentos orgânicos Compreender aconstituição químicada matéria a partir dosconhecimentos sobremodelos atômicos,estados de agregaçãoe natureza elétrica damatéria;
Formular o conceitode soluções a partirdos desdobramentosdesteconteúdo básico,associando substâncias,misturas,métodos deseparação, solubilidade,concentração, forçasintermoleculares, etc;
SOCIOLOGIA
O PROCESSODESOCIALIZAÇÃOE AS INSTITUIÇÕESSOCIAIS;
CULTURAE INDÚSTRIA
CULTURA;
TRABALHO, PRODUÇÃO ECLASSES SOCIAIS;
PODER, POLÍTICAE IDEOLOGIA;
DIREITOS,CIDADANIA EMOVIMENTOSSOCIAIS;
Processo deSocialização;
Instituições sociais:
Familiares; Escolares;
Religiosas;
Desenvolvimentoantropológico doconceito de culturae sua contribuiçãona análisedas diferentes sociedades;
Meios decomunicação demassa;
Sociedade deconsumo;
Desigualdadessociais: estamentos,castas, classes sociais;
Direitos:civis, políticose sociais;
Conceito decidadania;
MovimentosSociais;
MovimentosSociais no
Brasil;
Alimentos: Quem produz?
Latifúndios ou pequenas propriedades rurais?
Reforma Agrária para democratizar o uso da terra e a produção de alimento;
Fome X desperdício de alimentos;
Políticas publicas para produção e distribuição de alimentos;
O desenvolvimento do tema Educação Alimentar pode ter diversos encaminhamentos de acordo com a perspectiva e a metodologia adotada pelo professor já que abrange vários conteúdos e pode nortear ações comuns entre as disciplinas como exposto no quadro acima. Possibilitando a discussão e ações pode-se, de forma interdisciplinar, promover atividades na escola que envolva todos já que o tema abre espaço para outros conteúdos relacionados e que fazem parte da formação do senso crítico dos alunos do o uso de tecnologias de informação e comunicação, ou seja, sendo usado por várias disciplinas como tema de problematização nas suas áreas e através de leituras e a reflexão completando as ações correlacionadas.
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