P { margin-bottom: 0.21cm; }
Reflexão e ação - caderno IV – Água bem natural de que todo o ser humano necessita
Problematização:
A água é um bem natural de que todo o ser humano necessita. De que maneira podemos consumi-la sem desperdício e preservá-la para que a tenhamos todos os dias, associando ao processo educativo?
Dentre as múltiplas perspectivas educacionais em relação à conscientização da utilização da água, citaremos as seguintes:
Tecnológica – reuilização e reaproveitamento da água, tratamento da água antes de despejá-la no rio; campanhas de reciclagem de lixo, o qual não deve ser jogado no rio.
Econômica – Evitar o desperdício doméstico da água como o uso de água da máquina de lavar para higienizar calçadas.
Histórica - A formação urbana surgiu da necessidade do uso da água.
Ambiental – Sustentabilidade, poluição, ciclo da água na natureza, fonte de energia, saúde,
saneamento básico.
Social – Sustentabilidade, preservação do meio ambiente, conscientização na utilização da água.
Cultural – Movimentos que conscientizem para a preservação e reutilização da água e preservação da natureza, como separação de lixo reciclável..
História, Geografia e Biologia -Utilização de recipiente para reutilização da água da chuva, composição da água.
Matemática – Unidades de medidas, custo benefício.
Linguagens – Qualidade de vida. Necessidade de consumo de água potável.