REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV

Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza- NRE – Paranaguá
Orientador (a) – Luzia Alves Pereira Reis
Cursistas:
Alir José Minuzzo
Andreia Oliveira Zulin
Dinancir Salata Vieiro
Janete dos Santos Pereira
Maria Leonilda Cuja
Marlene de Almeida
Michell Berlim
Rosimeri Santos Baumel
Themis Bannach de Azevedo

“Ligações clandestinas causam riscos e incêndios.”
O tema escolhido para trabalhar como atividade coletiva com os alunos do ensino médio foi “Ligações clandestinas causam riscos e incêndios.” Embora relacionados com o agir individual, existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
Assim, considerando que situações semelhantes às descritas no texto apresentado acontecem em todo o país, faremos a leitura do mesmo juntamente com os alunos. Após a leitura, levantaremos algumas questões: - Como e por que as pessoas se utilizam desse recurso para ter energia elétrica em sua casa?  -Quais as consequências das ligações clandestinas?
Após a problematização, faremos uma pesquisa de campo, com o objetivo de identificar possíveis residências com o uso de tais ligações, registrando alguns dados como: perfil socioeconômico do morador, condições da moradia e quando foi feita a última manutenção da rede elétrica do imóvel, obtendo, dessa forma, dados estatísticos para serem trabalhados em sala de aula.
Realizaremos ainda, um trabalho de pesquisa sobre legislação, no que diz respeito à punição para quem se utiliza de ligações elétricas irregulares.
Faremos um relatório com o levantamento estatístico obtido, apresentando o perfil do consumidor que se utiliza desse recurso. Discutiremos as consequências de tal ato, sendo este de caráter individual ou com prejuízo para toda a comunidade envolvida. Podendo ser também elaborado um vídeo, sendo que os dois materiais, relatório e vídeo, serão utilizados posteriormente como material didático, sendo os alunos protagonistas na busca e na divisão do conhecimento adquirido.
Por fim, trataremos desse assunto sob a ótica da ética que é muito importante, pois ela deve ser uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social.