REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 15
a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
A primeira questão pretende avaliar o que provoca o comportamento agressivo no esgana-gata na época da reprodução.
Para chegar a uma resposta o aluno se vale de vários experimentos, observações, investigações análises de resultados e constatações para só então obter um resultado.
b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi discutido na questão a.
A investigação no ensino das Ciências da Natureza constitui-se por princípios orientadores da prática pedagógica. No presente exercício percebeu-se que o aluno partiu de suas próprias análises, sem seguir roteiros ou protocolos pré estabelecidos, valendo-se de atividades experimentais, observações e conclusões.
Nesse sentido, o estudante do Ensino Médio, deve ser avaliado em relação ao conhecimento adquirido, levando em conta a sua participação ativa como sujeito protagonista no processo educativo. A investigação e a busca por respostas devem ser consideradas para construção e a reconstrução dos conhecimentos científicos, de maneira significativa.
c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?
A partir do momento em que a escola consegue provocar o aluno a sair da “zona de conforto” e ir em busca de respostas a suas perguntas, ou seja, promover o debate , o questionamento, argumentação, e conclusões próprias, não só na área das ciências da Natureza, mas em todas as áreas do conhecimento, a escola estará promovendo e contribuindo para o desenvolvimento integral do indivíduo.