COLÉGIO ESTADUAL ILHA DE SUPERAGUI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
PROJETO: POLUIÇÃO EM SUAS DIFERENTES FORMAS
COORDENADOR DO PROJETO: RAIMUNDO PINHEIRO FRANCISCO
DOCENTES: LUCIMAR FRAMCISCO DOS SANTOS
VILMA GONÇALVES NEVES
CREUSA MARIA DAS NEVES GOMES
JOANNE LÚCIA ARAÚJO MUNIZ
Público alvo: Estudantes do Ensino Médio.
Objetivo:
Conhecer o tratamento dado ao lixo pelo poder Público Municipal;
Coletar informações sobre o lixo na comunidade e organizá-las em tabelas e gráficos;
Valorizar as pequenas ações que possibilitem interferir na produção de lixo e, consequentemente, na relação do homem com a natureza.
Justificativa:
O acelerado processo da população na comunidade de Superagui trouxe novas questões e desafios para os moradores que aqui vivem. A ilha não está preparada para receber tanta gente, construção de pousadas, lanchonetes e outros comércios aumentaram ainda mais o total de lixo produzido no local.
O lixo em Superagui tem se tornado um grande problema, pois a comunidade não faz a separação adequada e o município não faz o recolhimento desses materiais, a maioria dos resíduos produzidos na comunidade são levados pelos moradores para lixão na própria comunidade sem separá-los, sendo que também é de responsabilidade de cada cidadão pelo destino do seu lixo, se esses resíduos forem tratados adequadamente reduziríamos focos de doenças e os níveis de poluição.
Cresce a cada dia a preocupação da comunidade com a melhoria de sua qualidade de vida, portanto torna-se importante e necessário saber que existem várias maneiras de solucionar esse problema, sensibilizar e orientar as pessoas como separar os seus lixos domésticos adequadamente, cobrar do poder público medidas de coleta seletiva do lixo, trabalhos envolvendo escola e comunidade, e outros.
Metodologia:
Interpretação de texto (lixo é luxo)
Planejar visitas ao lixão afim de elaborar roteiro com gravações, fotos e até mesmo entrevistas com os nativos(moradores), para detectar quais são tipos de lixo que são trazidos para a comunidade e o que podemos fazer para solucionar o problema.
A atividade será elaborada da seguinte maneira:
Após feito todo o levantamento dos resíduos produzidos na comunidade, os estudantes serão divididos em grupo e cada grupo ficará encarregado de pesquisar a fundo sobre determinado tipo de lixo, após formado os grupos e cada grupo com sua determinada classificação de lixo.
Os grupos farão as apresentações de suas pesquisas embasadas em um roteiro produzido pelos docentes, com apresentações de cartazes, fotos, vídeos, construção das lixeiras, as cores e identificando o lugar adequado para cada tipo de lixo.
Será desenvolvida palestra escola /comunidade e órgãos competentes como secretaria do meio ambiente para esclarecimentos sobre o destino do lixo e também fazer um trabalho de conscientização e separação adequada do lixo, os educandos em suas diversas áreas terão espaços para expor os seus conhecimentos sobre os assuntos abordados.
Os estudantes com o auxílio dos docentes farão após as atividades na escola trabalhos de conscientização e separação adequada lixo na comunidade, visitando todas casas e trabalhando com as famílias.
Avaliação será feita de acordo com a participação de cada educando.