Reflexão e Ação - Caderno III - Etapa II

CEEBJA- Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos.

Palotina - Paraná

Trabalho realizado pelos professores:

Dorotéia Pozzatti

Eliane Maria Vicensi

Elisângela Schons

Iliana Delai Ribeiro

Ivanir Maria Galli Claus

Maristela Piccin

Rodrigo Marcos Welter

Tânia Tessele

Coordenados pela Profª Marilene T. Borin

Seqência Didática - Aplicação

Após o trabalho de discussão e análise do Caderno III,chegamos à conclusão que o trabalho interdisciplinar é de fundamental importância para o encadeamento dos conhecimentos que perpassam as várias disciplinas. Para que o conteúdo não seja trabalhado de forma fragamentada e isolada é necessário que busquemos práticas educacionais que aliem teoria e prática e quanto mais envolvidos e entrelaçados estes conteúdos estiverem melhor será a compreensão e o entendimento do uso destes conteúdos pelo aluno. Sabemos que a prática interdisciplinar exige uma série de adequações para que realmente funcione nas escolas, uma vez que ainda temos um longo caminho a ser percorrido, como por exemplo, a questão do encontro dos professores das mais variadas disciplinas para desenvolver o planejamento e perceber os assuntos têm convergências. Porém a prática desenvolvida, proporcionada pelos encontros do Pacto foi aplicada e o resultado foi muito positivo.

O presente trabalho é uma possibilidade interdisciplinar e aplica-se às áreas dos conhecimentos de Química, Física e Biologia principalmente. Com este estudo os alunos terão a oportunidade de observar, analisar e concluir através das experiências os processos químicos que ocorrem na natureza de forma geral, como na corrosão do ferro, na oxidação dos metais...e também conscientizar-se de que isto ocorre também em nosso organismo durante o processo da digestão dos alimentos que de certa forma são "dissolvidos" para serem aproveitados pelo organismo.

A temática da investigação : Velocidade das Reações Químicas.

Estudo da realidade: Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial, onde as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira, o conhecimento e estudoda velocidade das reações químicas, além de ser muito importante para a indústria, também está reçlacionada ao nosso cotidiano e dentro de nós, através dos processos da digestão.

Problematização inicial: Este experimento proporcionará aos alunos o entendimento das reações químicas que ocorrem na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes nos seres humanso, observando-se a variação da velocidade de dissolução do sonrisal em água com diferentes temperaturas.

Organização do conhecimento: O procedimento constitui em testar a velocidade das reações a partir de 4 fatores que influenciam a velocidade das reações, entre eles atemperatura, a superfície de contato, a concentração e o catalisador.

Aplicação do Conhecimento: Os seres vivos, sem exceção, necessitam da absorção de energia para sobreviver. É por esta razão que nos alimentamos, pois são os alimentos, que através da digestão e das transformações químicas quenos  possibilita fornecer energia necessária para realizarmos as funções vitais do nosso organismo: crescimento, locomoção, reprodução, dentre outras. Portanto, a energia que vem da alimentação é responsável pelo funcionamento do cérebro, pela atividade muscular, pelos batimentos cardíacos, pelo crescimento dos cabelos e unhas...Em outras palavras,  energia é a capacidade que temos de executar uma ação, e para que isso aconteça, nossas células têm que possuir a quantidade de energia suficente e numa velocidade condizente para que possamos "funcionar".

Concluímos que, não existe uma velociade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece numa velocidade específica. Algumas são lentas, outras, rápidas. Através dos principais fatores que interferem na velocidade das reações, comprovamos que a temperatura, a superfície de contato, a concentração e o catalisador interferem diretametne nestas velocidades, no caso do experimento, tivemos reaões lentas e rápidas dependendo da variação da temperatura aplicada.