Formação de Professores do Ensino Médio
Etapa II Caderno III - 2015
Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida
Participante : Profª Ana Rita Bloch Martins
Orientadora: Pedagoga Neloir Ferreira Bueno
Ciências da Natureza
REFLEXÃO E AÇÃO
A forma como a Ciência se materializa nos currículos e cotidianos das escolas
Objetivo: planejar uma unidade de ensino envolvendo os componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar
TEMA: PING-PONG DO LIXO
RESUMO
O trabalho ping-pong do lixo traz uma dinâmica (um jogo) de conhecimentos de como aproveitar melhor os resíduos, diversos resíduos (lâmpada, caixa de leite, pilha, plástico, ferro, papel, resto de comida, resíduos hospitalares...). Eles realizaram pesquisas com orientação de professores de várias disciplinas (Biologia, Física, Química, Matemática, Inglês e Português) e dentro de cada tópico estudado eles foram a campo num jogo que articula o reciclar, o reduzir e o reusar. Simulado uma pequena ou grande cidade, os pequenos grupos de estudantes representam agricultores, metalúrgicos, vidraceiros, médicos, proprietários de ferro velho, borracheiros e empresários (donos de restaurante, confeitaria, panificadora, supermercado e farmácia). Cada um deles recebe uma caixa com resíduos do seu ofício e terão que administrar o descarte. O grupo vencedor é aquele que ficou com menos resíduo na caixa. É uma trama de conhecimentos em prol do meio ambiente e melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: educação ambiental, reciclar, reduzir, reusar.
PING-PONG DO LIXO
Ao trabalharmos com reciclagem descobrimos quantas coisas são desperdiçadas ou perdidas, O não aproveitamento de materiais de diversas composições sobrecarrega o meio ambiente e leva a população a consumir mais. Diante disto devemos quebrar esta postura consumista e focar no reciclar, reduzir e reusar. E, para tanto, se faz necessário colocar em prática os conhecimentos de Biologia, Química, Física, Inglês, Português e Matemática. Estas áreas agindo em conjunto não sobrecarregarão nosso meio ambiente, permitindo que ele continue no seu ciclo natural. Assim, fica evidente que a visão das Ciências da Natureza deixa de ser neutra.
Objetivando o desperdício zero, trabalhamos os tópicos em equipes de estudantes envolvendo cada equipe um dos temas: metal, plástico, papel, vidro, orgânico, resíduos de saúde, agrotóxicos, pneus, pilhas/baterias, construção civil, embalagem longa vida, óleo lubrificante, lâmpadas e coleta seletiva.
Neste projeto procuramos envolver os estudantes em investigações autênticas.
As ações de cada grupo de trabalho ficaram assim distribuídas nas disciplinas:
1) Biologia com os temas:
a. Orgânico envolvendo a origem da matéria orgânica, coleta seletiva (reciclagem), etapas da compostagem, vermi-compostagem (benefícios da reciclagem), problemas na compostagem, resíduos vegetais, programa merenda orgânica.
b. Resíduos de Saúde envolvendo o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), classificação dos resíduos, riscos potenciais dos resíduos de saúde.
2) Português: interpretação da legislação dos tópicos em estudo e resumos dos tópicos, para montagem de uma cartilha.
3) Matemática: cálculos envolvendo produção de lixo não reciclável e reciclável por família de estudantes.
a. Construção Civil: composição do entulho e classificação dos resíduos.
b. Coleta Seletiva: capacidade de uma usina de triagem e tipos de resíduos.
4) Química: composição e transformação de alguns materiais como:
a. Metal: ciclo da reciclagem, seus benefícios e desvantagens;
b. Papel: composição e benefícios da reciclagem;
c. Vidro: tipos de vidros, reciclagem, reutilizando e retornando;
d. Plástico: origem do plástico e fatores que limitam a reciclagem;
e. Agrotóxicos: destinar as embalagens, embalagens laváveis e armazenamento;
f. Pneus: formas de reaproveitamento e queima;
g. Pilhas/baterias: riscos do cádmio à saúde, reciclagem de baterias recarregáveis e produtos obtidos da reciclagem;
5) Física envolvendo o sentido de reaproveitar
a. Embalagem longa vida: tipos de embalagens;
b. Lâmpadas: tipos de lâmpadas, perigosas e não perigosas (na química, os efeitos do mercúrio);
c. Óleo lubrificante: tipos de embalagens para aterro.
6) Inglês: tradução, pesquisa e divulgação. Montando folders e cartazes com frases escritas em inglês.
Após a orientação das equipes e desempenho das mesmas, cada turma dividiu-se em pequenos grupos assim distribuídos: agricultor, metalúrgico, vidraçaria, hospital, construtora, borracharia, supermercado, panificadora, restaurante, cantina do colégio e ferro velho.
Foi entregue para cada grupo uma caixa de sapato com resíduos dentro e neste jogo o vencedor é aquele que menos resíduo ficar na caixa. Por isso, o nome ping-pong do lixo.
A participação foi maciça, pois todos tinham bases para negociar, barganhar, aceitar ou não a troca dos resíduos. Demonstraram conscientização e atitudes em defesa do meio ambiente.
Referências
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo et al (Org.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 255 p.
PARANÁ. Iap Instituto Ambiental do Paraná. Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sema. Desperdício Zero: Comece não desperdiçando esta ideia. Curitiba, 2006. 180 p. (Kit resíduos).