Atividades da Ação e Reflexão – II etapa
1-
a) Esta questão tem por objetivo avaliar o interesse que o aluno tem em relação à pesquisa de campo, bem como explorar o seu conhecimento acerca do comportamento da espécie do peixe esgana-gata na ocasião de acasalamento.
b) Todo aprendizado requer uma avaliação para aferir se o conteúdo trabalhado foi realmente apreendido pelos alunos, entretanto há várias formas de se aferir essa apreensão de conteúdos. Ao avaliar, o docente tem que ter claro consigo, que cada questão abre uma possibilidade enorme de diferentes respostas que culminam num mesmo propósito.
c) O ensino de qualquer área do conhecimento seria muito mais proveitoso se o mesmo levasse em consideração toda a questão da contextualidade que envolve o tema trabalhado, isto é, seja em ciências naturais ou quaisquer outros componentes curriculares, se não houver um diálogo entre eles e se neste não estiver contemplado as percepções com as quais o educando interpreta a situação vivenciada na busca de respostas significativas certamente não ocorrerá à apreensão e, consequentemente perderá o seu interesse pelo assunto.
2-
a ) Pretende- se em cada uma das atividades que o estudante observe o processo de metabolismo das plantas e, desta forma compreenda o conceito de fotossíntese e identifique os mecanismos bioquímicos e biofísicos que ocorrem no interior das células .
b) Em ambos os experimentos foram utilizadas as seguintes linguagens: imagens, fala e escrita, as quais foram facilmente mobilizadas pelos estudantes.
c) A maioria dos estudantes possui um grau de autonomia satisfatório que lhes permitiu a realização das atividades.
d) Concepções construtivistas.
e) Todas as atividades são possíveis de serem aplicadas e, a nosso ver não são necessárias alterações em nenhuma delas.