O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Diante de tantas teorias distintas aplicadas do currículo, faz-se necessário um novo estudo para que abranja todos os diversos perfis existentes em uma única sala de aula. Não existe uma “fórmula” que satisfaça essa diversidade, então passar conhecimento e avaliar o conteúdo apresentado é ineficaz.
A educação, em todos os sujeitos da escola, desde estruturas físicas a apoio psicológico, financeiros e moral, devem ser reformulados pelos governos com auxilio da comunidade escolar, governos estes que insistem em manter uma escola tradicional.
Segundo as Diretrizes Curriculares, o currículo deve oferecer ao estudante, a formação necessária para o enfrentamento com vistas à transformação da realidade social, econômica e política de seu tempo.
Com a informação global em tempo real, os saberes adquiridos pelos discentes, sejam redes sociais, ou mesmo na escola, entram em conflito com as metodologias e didáticas tradicionais. Hoje somos multiculturais, multirraciais e esse “envelhecimento” do conteúdo aplicado difere com os novos paradigmas.
Desta perspectiva, concluo que seja priorizada as diferentes formas de ensinas, de aprender e avaliar.