Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes- Ensino Fundamental e Médio
Reflexão e Ações – Caderno III – Atividade III
Equipe:
Angélica Ripari
José dos Santos
Luciane Erleide da Silva
Rosilene Erlaine da Silva
Rubens dos Santos Alves Filho
Após leitura, discussão e reflexão das finalidades da educação básica relacionou-se as principais contribuições das disciplinas representadas nesse grupo de estudo para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral dos nossos alunos.
Arte: Aprender a perceber o meio com outro olhar, compreendendo o espaço e suas diferenças, fundamentado num processo de pensamento sobre a finalidade da educação, e seus objetivos específicos. Durante as aulas de Arte pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre a diversidade de pensamento e de criação artística para expandir sua capacidade de criação desenvolvendo o pensamento crítico e a leitura de mundo.
Português: Desenvolver a capacidade de comunicação e interpretação do indivíduo, frente ao outro e ao mundo, o ensino da Língua Portuguesa deverá proporcionar a aquisição da capacidade linguística com o intuito de desenvolver a criticidade para que o educando aprenda a se expressar oralmente e a se posicionar perante uma sociedade democrática porém repleta de divergências e conflitos respeitando as diferenças culturais e religiosas.
História: As ações e relações do indivíduo com a sociedade, no seu cenário, deverão basear a discussão que envolverá a noção histórica na concepção do homem, meio e período histórico,
considerando que a própria realidade do educando é marcada pelas próprias experiências de passado e presente, desenvolvendo o senso crítico a fim de se tornar um cidadão atuante na sociedade.
Pedagogia: Intervir e ou interagir junto aos educandos no cotidiano escolar buscando formas de propiciar as discussões relevantes do mundo contemporâneo, suas relações sociais e a sua inserção nos vários grupos, propiciando um ambiente educativo fundamentado na prática social.
Física: A física irá despertar no educando o interesse pela pesquisa, partindo do seu conhecimento prévio que deverá ser desenvolvido no ambiente escolar, unindo-se ao conhecimento científico de maneira a buscar soluções e compreensões ao seu próprio ambiente, contribuindo com a sociedade. Conforme as DCOEs “ os modelos científicos são construções humanas que permite interpretações a respeito de fenômenos resultantes das relações entre os elementos fundamentais que compõe a natureza”. (p.169)
Sociologia: Para além do domínio do conteúdo específico _ relação entre autores, teorias e conceitos sociológicos_ a disciplina de Sociologia propõe o desvelamento das contradições, transformações e reproduções sociais. Desta maneira, desnaturaliza as concepções cristalizadas nos discursos cotidianos, promovendo uma reflexão crítica onde a educação se direciona para a “emancipação humana”. Tendo que sem uma educação que preze pela reflexão fundamentada, não há possibilidades para o desenvolvimento autônomo do indivíduo. Paralela a reflexão, a elaboração de posicionamentos e a organização de argumentos, incentivando a troca de ideias a publicação de visões de mundo e o convívio com diferentes perspectivas. Ao que se direciona tanto ao mundo das ideias quanto a promoção se espaços públicos amplos, com debates e projetando alteridade ao reconhecer a construção da própria cultura e respeitar o diverso.
Matemática: Os conteúdos matemáticos buscam o enfrentamento à transformação da realidade social quando são abordados em questões atuais e inter-relacionados com outras disciplinas assim a Matemática não será vista como uma disciplina complicada e isolada que é estudada por fazer parte do currículo escolar.