Reflexão e Ação - Caderno III

Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes- Ensino Fundamental e Médio

Equipe:
Adriane Carvalho dos Santos
Ana Lúcia Rederd
Cintia Pons Clavijo
Selma Fani Silveira Costa
Simone Bozza Hernandes

Reflexão em ação 1 Caderno III

A seleção do Currículo como se apresenta hoje para os professores do Ensino Médio do Estado do Paraná, passa em primeiro plano pelas Diretrizes Curriculares Orientadoras Estaduais as elencam para todas as disciplinas um rol de conteúdos estruturantes e básicos que a princípio fazem parte da educação geral de todos os estudantes e a partir deles os professores contemplam os conteúdos  específicos respeitando as especificidades, da escola e das turmas em que atuam.
É na sala de aula que esses conteúdos são abordados de forma à contribuir para a formação integral do aluno, estabelecendo critérios claros afim de que o educando compreenda que de posse dos conhecimentos poderá atuar de forma crítica e reflexiva diante das questões para ele apresentadas tanto na escola, como no mercado de trabalho, em situações de coletividade, de lazer, sociais e culturais.
Então, partindo desse ponto de vista, a fundamentação e o embasamento teórico são prioritários para que alcancemos o paradigma de educação integral, portanto no nosso ponto de vista o trabalho pedagógico que visa esse fim passa fundamentalmente por temas atuais da sociedade local e mundial; direcionando os conteúdos para as inter-relações com as áreas do conhecimento, os desafios educacionais contemporâneos, com o mundo do trabalho, tecnologia e cidadania.