Colégio Estadual Ulysses Guimarães.
Foz do Iguaçu - Paraná
Cursistas: Adriana Bertate, Ana Elisa Bragagnolo, Andréia Paula Krul, Giucler Wernke, Edilene Lovatto, Gilzemara Ortiz, Silmara Viana e Suelen P. Gussoli.
Caderno III
Reflexão e Ação I
Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura?
Existe um conflito entre os conteúdos ensinados na escola e os saberes e experiências trazidas pelo aluno, para dentro da sala de aula. Os alunos, de maneira geral, não conseguem estabelecer relação entre o conteúdo e a vida prática. Não conseguindo enxergar os objetivos de cada conhecimento, perdem o interesse e motivação para aprender. Fica tudo muito distante. O responsável pela aproximação entre o currículo formal e o currículo real deve ser o professor.
Reflexão e Ação II
1. Ler a analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
2. Organizar uma roda de conversa com os demais professores da escola sobre as DCNEM.
3. Sistematização: quais as proposições que mais geram debate? A que você atribui que tenham sido essas as questões mais polêmicas.
4. Faça um registro dessa atividade e socialize com os demais professores cursistas.
Fica evidente que o foco principal é o aluno, dentro das diretrizes a escola deve se adaptar a realidade e a zona de interesses do seu público e da comunidade na qual está inserida.
O fato de o trabalho estar organizado partindo desse ponto, não é problema, a ideia se torna até muito interessante, o conflito surge na continuidade das atividades. Como a escola irá desempenhar a sua função de transmitir conhecimento sistematizado quando ele estiver distante ou mesmo contrapondo a realidade conhecida por esses alunos? E o seu papel de agente transformadora de consciências?
Existe um esvaziamento de conteúdos e uma visão limitada, no reconhecimento da identidade local de seus ingressos, esses precisam ser respeitados e reconhecidos dentro do seu pequeno grupo, mas não legitimados, pois estão incluídos em um grupo maior, chamado sociedade, onde existem diversas culturas, características, mas onde só terão sucesso os que se enquadrarem, se assemelharem aos padrões culturais, sociais formais. Nesse sentido, reconhecer os diversos sujeitos que compõem o ensino médio só terá aproveitamento se o objetivo for a aproximação ao conhecimento que pressupõe esse nivelamento.
Reflexão e Ação III
Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?
A escola deve propiciar o desenvolvimento do aluno, considerando todos os aspectos que o constituem enquanto sujeitos, ou seja, todas as suas relações. Esse será o ponto de partida para o trabalho, voltado para a transformação, já que todo o conhecimento que o aluno possui tem a sua origem aí, sua cultura, linguagem, visão de mundo, entre outros. A partir desse momento, o conhecimento cientifico, sistematizado será apresentado, mostrando um novo ângulo, um novo sentido, ultrapassando o conhecimento inicial, com o intuito de formar nova consciência. Nem sempre esses conteúdos estarão interligados a realidade, ou terão objetivo explicito, mas se tratando do ensino médio, acreditasse que já existe maturidade o suficiente para compreender o conhecimento mais subjetivo.
O trabalho em sala de aula deve estar sempre voltado para a conscientização de que existe um “outro mundo”, além da realidade vivida. O que mais dificulta a aprendizagem em sala de aula e acaba desmotivando a busca ao conhecimento, é o fato de estarem “presos” em um mundo limitado, vazio de valores e experiências, favorecendo a socialização, o contato com o que é comum, com os “iguais”, valorizando sempre uma identidade especifica, sempre nivelada por baixo.
A partir do momento que esses alunos enxergarem que existe outras possibilidades, a educação passará a ser reconhecida. A família deve estar incluída nesse processo também.
A escola com a sua postura atual, deixa muito a desejar.
Reflexão e Ação IV
1. Faça a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta.
2. Organizar um roda de diálogo com os alunos e professores sobre o currículo da escola.
3. Sistematize as conclusões e socialize seus registros em redes virtuais interativas.
Em todos os documentos que norteiam o trabalho da escola, está presente as relações existentes entre educação e sociedade. O objetivo é claro: formar o cidadão, através dos conteúdos, para a participação consciente na sociedade. Os conceitos de autonomia, criticidade, emancipação humana e formação para o mercado de trabalho estão presentes nas fundamentações teóricas do Projeto Político Pedagógico, Propostas curriculares e planejamentos.
Em sala de aula, o trabalho não acontece seguindo esses ideais, o foco principal está em cumprir o currículo formal, alcançando os objetivos específicos de cada disciplina no que se refere a transmissão de conteúdos, deixando de lado, o currículo oculto que está relacionado aos objetivos implícitos da disciplina.
O trabalho, nesse âmbito, não acontece de maneira satisfatória, pois os documentos que orientam as atividades escolares, que deveriam teoricamente serem pensados e elaborados coletivamente, considerando a realidade de cada instituição, são utilizados apenas, para cumprir as obrigações legais, “cumprir tabela”, devido a rotatividade de profissionais, a falta de tempo, entre outros motivos, tornando-os desconhecidos pela maior parte da comunidade escolar.