A INTERDISCIPLINARIEDADE NA ESCOLA
A escola é um lugar legitimo de aprendizagem, produção e reconstrução do conhecimento, cada vez mais deverá acompanhar as transformações tecnológicas e cientificas, adotar e apoiar as exigências interdisciplinares que hoje participam de novos conhecimentos. A escola precisará acompanhar o ritmo das mudanças que se operam em todos os segmentos da sociedade. O mundo está cada vez mais interconectado, interdisciplinarizado e complexo.
O desenvolvimento de práticas interdisciplinares nas escolas é incipiente, embora haja um esforço por parte dos professores nas ações curriculares, mas é limitada e as razões estão na formação presentes nas universidades e na falta de formação continuada para os docentes, o que muitas vezes leva a estruturação de currículos escolares de forma fragmentada, a resistência dos educadores quanto ao questionamento sobre a relevância de sua disciplina e a exigência de alguns setores da sociedade público e privado que insistem num saber mais utilitário e fragmentado.
Segundo LUCK (2001) p.68 o estabelecimento de um trabalho de sentido interdisciplinar provoca, como toda ação a que está habituado, sobrecarga de trabalho, certo medo de errar e perder privilégios e direitos estabelecidos. A orientação para o enfoque interdisciplinar na prática pedagógica implica buscar algo novo e desconhecido. É certamente um grande desafio!