INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO "DR.CAETANO MUNHOZ DA ROCHA"
RUA JOÃO EUGÊNIO, nº894, Bairro Costeira, Paranaguá - Paraná
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2015
Orientadora: Professora Andréia Maria Digiovanni Frumento
Professores:
Célia Regina Andrioli Silva Barbosa
Claury Patricio Cabral dos Santos
Eroni de Jesus Avila
Glauce Verônica Cabral dos Santos
Julio Cesar Amorim de Moura
Patricia Renata Lopes
Rosemary Liberatto
Caderno II – REFLEXÃO E AÇÃO
Escola – espaço para o desenvolvimento e formação de todos com a possibilidade de sonhar com um futuro diferente.
Entender o aluno de forma integral, compreender que a função do Ensino Médio, mais especificamente das disciplinas da área das ciências humanas, e trabalhar com a formação do aluno e a humanização dos conteúdos, fazem com que nos professores nos tornemos parte da vida de nossos alunos.
A Escola é um dos lugares socialmente instituídos para que o aluno se relacione com o outro e com o conhecimento. É parte de uma dinâmica, onde o sujeito organiza e interpreta suas relações com o mundo interno e externo. É nela que aprendemos, a ler e a escrever, dois objetos socioculturais fundamentais numa sociedade letrada.
Assim compreendemos a importância da escola, e que esta tem um papel realmente importante na vida de uma pessoa porque é na Escola que começa a ter uma Educação profissional de qualidade e também é por ela que se começa a formar a sua própria opinião e assim poder tomar decisões por contar própria sem contar que a Escola é responsável por formar profissionais para o mercado de trabalho. Por meio dela os jovens podem decidir qual vai ser o seu futuro.
Como função social a Escola é um local onde visa a inserção do cidadão na sociedade, através da inter relação pessoal e da capacitação para atuar no grupo que convive. Formar cidadãos críticos e bem informados, em condições de compreender e atuar no mundo em que vive.
"É na Escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de princípios éticos e morais que permeiam a sociedade; na Escola depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias potencialidades". (BORSA, 2007, pª 02).
Partindo desse principio, desenvolvemos nosso trabalho com alunos que fazem parte do processo de inclusão escolar, portadores de necessidade especiais, tais como síndrome de Down, síndrome de asperger, trastornos de comportamentos, esquizofrenia, deficiência auditiva, baixa visão, dislexia, dislalia, deficiência motora, e ainda jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade “certa”, no qual fomos surpreendidos pela força de vontade que estes apresentaram e mais ainda, quando questionados pelo sonho de vida num período de dez anos, todos têm muita vontade de dar continuidade em seus estudos, e muitos sonham em fazer um curso de nível superior, compreender a realidade de forma diferente.
Assim, sabemos que a escola para muitos deles é o único ponto de referência que tem, pois muitos não contam com grande apoio da família, e quando buscaram a escola, esta serviu como um recomeço em suas vidas, um novo impulso para a superação de muitos obstáculos que precisam enfrentar no seu cotidiano.
Compreender que a escola precisa ser escola, e assim se tornar um lugar de desenvolvimento humano, de humanização, devendo ser uma referência de esperança. Podemos então , concluir que a escola tem uma grande importância na vida do aluno, levando-o a acreditar que existe muitas possibilidades de superação e conquista de sucesso pessoal e profissional .
A Escola e nos professores devemos ter clareza do quanto nosso trabalho pedagógico influencia e contribui para o desenvolvimento dos nossos educandos, citando Saint –Exupéry em um clássico da literatura:
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” SAINT-EXUPÉRY,ANTONIE.
Cabe a nós professores das ciências humanas, juntamente com os demais colegas das outras áreas do conhecimento, fazer com que nossos alunos ainda tenham a possibilidade de sonhar e construir uma nova história.
Referências
BORSA, Juliane Callegaro. O Papel da Escola no Processo de socialização infantil. Disponível em: www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0351.pdf. Acesso em: 29 de agosto 2015.
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo, Cia. das Letras, 4 ed., 1995.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro, Editora Agir, 2009. Aquarelas do autor. 48ª edição / 49ª reimpressão. Tradução por Dom Marcos Barbosa. 93 páginas.