Reflexão e Ação Caderno I - Etapa II - Pág. 18

A DCE do estado do Paraná afirma que é de fundamental importância a contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno, a fim de desmistificar conceitos do senso comum e, dessa forma, construir o conhecimento científico. Já as DCNEM, utiliza como ponto essencial para a formação de um ser humano integral o uso da interdisciplinaridade. Porém, é necessário, também, desmistificar perante toda a comunidade escolar, principalmente para professores e alunos o conceito de interdisciplinaridade, onde muito acreditam que é simplesmente o ato de unir as disciplinas, e não de integrar as mesmas.

            Diante dessa afirmação, compreendemos a posição da autora Julie Thompson Klein (2005) apontando que o trabalho interdisciplinar exige o “en­cargo da compreensão”, ou seja, é de responsabilidade do professor a compreensão mínima de conceitos do conteúdo de outra disciplina que se toma “emprestada” para que possa efetivamente ocorrer a interdisciplinaridade, além de um trabalho em conjunto dos professores dessas disciplinas distintas.

            Eu, professora Jane de língua portuguesa, juntamente com os demais professores da escola, discuti sobre várias formas de abordar a interdisciplinaridade nas minhas aulas, tendo como principal aliado a leitura de textos que podem abordar conteúdos de outras disciplinas.

 

REFERÊNCIA

Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of New York Press, 2005).