A interdisciplinaridade, segundo as DCNEM, é indispensável no processo de ensino-aprendizagem e a formação de um ser humano integral, o que objetiva-se na etapa da educação básica do Ensino Médio. Porém, para muitos, não só professores, mas também alunos, é difícil a compreensão do conceito de interdisciplinaridade, e mais difícil ainda a aplicação da mesma, por diversos fatores, um dos principais a configuração da hora-atividade.
É importante ressaltar que a interdisciplinaridade não significa unir os conteúdos de diversas disciplinas, mas sim integrá-los, incluir um ao outro, formar um conjunto, formar um todo coerente. E por isso a autora Julie Thompson Klein (2005) afirma que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”, ou seja, é de responsabilidade do professor a compreensão mínima de conceitos do conteúdo de outra disciplina que se toma “emprestada” para que possa efetivamente ocorrer a interdisciplinaridade, além de um trabalho em conjunto dos professores dessas disciplinas distintas.
Eu, professora Mara de história, filosofia e ensino religioso, juntamente com a professora Daniela de ciências e biologia, discutimos sobre temas que podemos trabalhar com interdisciplinaridade:
Quando se trabalha Idade Média, em História, deve-se destacar todos os marcos para as demais ciências, afinal, foi nessa época em que iniciou-se o desenvolvimento da química, através da alquimia, que por sua vez, tem como objeto de estudo a matéria. Essa época ficou conhecida como Idade das Trevas, onde o catolicismo dominava grande parte do mundo, e onde vários cientista tiveram que esconder suas descobertas ou morriam acusados de bruxaria, ou por qualquer outra contrariedade à Igreja Católica. Um grande evento ocorrido nessa época, evento esse negativo, foram as cruzadas, que resultaram, inclusive na queima da biblioteca de Alexandria, um grande atraso para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos.