Reflexão e Ação Caderno I - Etapa II - Pág. 13

1- Conforme discussão com o grupo acerca da diversidade na sociedade e na escola percebemos que uma das dificuldades está no trato com o diferente e/ou as diferenças, pois a escola deve levar em conta as diversidades que são muitas, desde a cultural, social, familiar, religiosa, etnia e gênero, entre outras, pois estes constituem os sujeitos do trabalho escolar. Então é necessário a construção de um planejamento que atenda a todos, reconhecendo a realidade social dos sujeitos.

2- A diversidade e a pluralidade são molas propulsoras na medida em que a escola considera não haver homogeneidade entre os sujeitos,  reconhece que o indivíduo é portador de uma história de vida, de experiências, atitudes e origens diversas. Desta forma, cabe a mesma organizar ações baseadas na heterogeneidade integrando os valores de cada cultura possibilitando a equidade entre os diferentes sujeitos.

3- A reflexão proporcionou um novo olhar frente aos desafios que integram as demandas que envolvem a diversidade e pluralidade, porque elas são diversas e necessitam mais que uma inserção, mas o reconhecimento do pertencimento desses sujeitos no meio comum a todos.

É importante que a escola considere a realidade do seu aluno, suas especificidades, onde as mesmas sejam atendidas dentro e fora do âmbito escolar.

A organização, planejamento e prática estejam associadas e em consonância com as reais necessidades dos alunos conforme as especificidades onde os mesmos estejam inseridos.