Reflexão e Ação Caderno I - Etapa II - Pág. 13

1-              Conforme discussão com as professoras Jane e Ozenir e eu - Sim, porque a maior dificuldade está em lidar com o diferente e ou as diferenças,pois a escola deve levar em conta as diversidades que são muitas,desde a cultural,social,familiar,religiosa,etnia e gênero, entre outras,pois estes constituem os sujeitos do trabalho escolar.Então é necessário a construção de um planejamento que atenda a todos,reconhecendo a realidade social dos sujeitos.

2- Sim,na medida em que a escola considera não haver homogeneidade entre os sujeitos,reconhece que cada individuo é portador de uma história de vida,de experiências,atitudes e origens diversas.Desta forma cabe a mesma organizar ações baseadas na heterogeneidade integrando valores de cada cultura possibilitando a equidade entre os diferentes sujeitos.

3- A reflexão proporcionou um novo olhar frenteaos desafios que integram as demandas que envolvem a diversidade e pluralidade,porque elas são muitas,diversas e necessitam mais que uma inserção,mas o reconhecimento de pertencimento desses sujeitos no meio comum a todos.

É importante que a escola considere a realidade do seu aluno, suas especificidades, onde as mesmas sejam atendidas dentro e fora do âmbito escolar.

A organização, planejamento e prática estejam associadas e em consonância com as reais necessidades dos alunos conforme as especificidades onde os mesmos estejam inseridos.