Reflexão e Ação Caderno I - Etapa II - Organização do trabalho pedagógico do ensino médio

Colégio Estadual Bartolomeu Mitre - Foz do Iguaçu/PR

CLARICE FERREIRA

LUELI BISKUP DE AQUINO

ELISABETE SOSTER DA FONTOURA

VANESSA MARTINS DOS SANTOS SARMIERI

MAXWEL SCHELLES DE LIMA

I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:

1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
O conselho de classe deve ter uma maior duração de tempo para discutir os problemas relacionados aos alunos com a participação dos discentes e docentes além disso deveria haver interação entre as disciplinas para um pré-conselho organizado para alcançar um determinado objetivo.
Durante o conselho de classe é comentado se há participação do aluno, indisciplina, desinteresse e se o aluno realiza as atividades propostas, mas essas questões não tem o devido aprofundamento que deveria ter. Na verdade, o conselho de classe deveria ser o momento de analisar e acompanhar o desempenho do aluno.
Não é observada uma prática de gestão democrática no conselho de classe e, para que ele seja produtivo, deve ser aberto à comunidade escolar, ampliar o tempo para se ter uma análise individual dos problemas de aprendizagem dos alunos e organizar objetivos específicos para que os professores tenham clareza das finalidades de cada reunião.