Consta-se que no contexto brasileiro, os desafios para o ensino médio, centram-se em questões diversas, que são históricas e relacionadas às condições sociais, culturais, políticas e econômicas que permeiam a vida em sociedade. Sendo assim, não podem ser pensadas de forma isolada, pois fazem parte do contexto histórico e social que constitui a educação brasileira de forma complexa.Compreende-se assim, que é preciso tornar a educação em um processo capaz de assegurar a qualidade do ensino desde a sua oferta até as condições de acesso, permanência e sucesso dos alunos no espaço escolar. Para tanto, se faz necessário, discutir, refletir e mobilizar ações em prol de uma educação igualitária para todos, como direito assegurado para além das condições legais, que possa abranger a realidade prática da sociedade como um todo.Nesse contexto, pais, escola e governo precisam dar as mãos e partir para soluções que venham beneficiar a todos e juntos desenvolver uma sociedade mais justa e digna, onde o nosso jovem se sinta valorizado e tenha certeza de que é peça fundamental para esse futuro.