Colégio Newton Ferreira da Costa
Reflexão e ação pag. 47, 48 caderno 5
Como visto nos cadernos anteriores, hoje há uMa grande necessidade de tornar nossas aulas mais atrativas aos alunos e que atendam a suas expectativas. Além disso, não podemos aceitar apenas o ensinar por ensinar. Nossos alunos devem se desenvolver integralmente.
Acredito que dialogar com os alunos e a partir disso propor um trato entre professor e educando torna a convivencia em sala de aula muito mais democrática.
Percebo que quando o aluno participa de uma decisão a respeito de uma avaliação ou trabalho ele realiza a atividade com muito mais afinco.
Às vezes não ouvimos nossos alunos por achar que eles não sabem o que querem ou que não tem maturidade para fazer escolhas e com essa atitude cometemos um grande erro, pois muitas vezes o que eles esperam de nós são atitudes simples mas que melhoram muito a convivência em sala de aula.
Durante as atividades dos cadernos anteriores, os alunos pediram mais aulas práticas, então introduzi experimentos adicionais ao meu planejamento, inclusive dando a eles autonomia para escolher a prática desejada de acordo com o conteudo ministrado. Apesar da dificuldade, o aprendizado se da de maneira mais profunda, permitindo a relação entre teoria e prática.
Com toda certeza houve um avanço na minha forma de ensinar e conhecer mais meus alunos e so o diálogo permite esse estreitamento de relações.