COLÉGIO ESTADUAL MOYSÉS LUPION- ANTONINA
PACTO NACIONAL PELO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO
REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 5.
O CONSELHO ESCOLAR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA.
O Conselho Escolar é uma ferramenta muito importante para que a escola realmente exerça uma gestão democrática, pois ela é composta por representantes de cada segmento da comunidade escolar. Porém, é difícil encontrar nas escolas um Conselho Escolar atuante, pois geralmente ela se torna uma mera formalidade, decorrente de uma série de situações que dificultam o trabalho democrático. Desse modo, o Conselho Escolar passa a ser manipulado, se transformando num meio em que um indivíduo ou um determinado grupo de indivíduos que de certa forma detém o poder, passem a tomar decisões conforme seus interesses de forma autoritária, contrariando o verdadeiro papel do Conselho Escolar.
Em nossa escola, devido a alguns problemas, houve a formação de um novo Conselho Escolar, porém, por motivo de tempo, foi montado de forma que não garantiu a decisão democrática em relação a escolha de seus membros participantes, pois não houve a participação de todos os membros da comunidade escolar.
Hoje, percebemos a importância de haver um Conselho Escolar atuante em nossa escola, devido a vários problemas que ocorreram, principalmente em relação as prestações de conta realizado pelo nosso diretor no período anterior a formação do novo Conselho Escolar.
Atualmente, o nosso novo Conselho Escolar juntamente com a nova APMF estão exercendo um trabalho mais participativo nas decisões e nas resoluções de muitos problemas que estão ocorrendo em nossa escola. São realizadas reuniões mais frequentes, sendo que essas reuniões, com o auxílio dos representantes do Núcleo Regional de Educação, se tornam um espaço de aprendizagem referente aos direitos e deveres dos seus membros.
Percebemos que, por ser um Conselho Escolar que foi criado a pouco tempo, este ainda está em fase de aprendizagem, necessitando de algum tempo para se adaptar a alguns procedimentos. Ainda não existe de forma significativa, uma comunicação entre o representante de um determinado setor do Conselho e de seus representados, de forma que prevaleça o ponto de vista da maioria e não apenas do seu representante do Conselho. É esse canal de comunicação que geralmente não acontece na escola, sendo que os representados ficam sem saber das informações, sendo assim, não participam das decisões, perdendo o seu caráter democrático.
Não podemos esquecer que existem várias dificuldades para realizar as reuniões com todos os membros do Conselho Escolar, principalmente sem comprometer os dias letivos dos nossos alunos ou o período de folga de seus representantes. Porém, até então percebemos o comprometimento dos nossos representantes, tendo em vista que nas reuniões realizadas até então, houve a participação da maioria.
O que achamos exclusivamente necessário é a participação de toda a comunidade escolar para que realmente se efetive uma gestão democrática, pois todos devem ter acesso às informações tanto pedagógica quanto administrativas e ainda participar dando sugestões ou propondo possíveis soluções na resolução de problemas, assim enriquecendo de forma significativa os debates e decisões a serem tomadas.
É de forma coletiva que realmente funciona uma gestão democrática, porém, é a gestão escolar que deve trabalhar no sentido de tornar as reuniões do conselho escolar um espaço democrático de decisões.
Estamos passando por muitas transformações em nossa escola, e acreditamos que se cada um dos segmentos da comunidade escolar fizer a sua parte e participe de forma ativa, dando a sua contribuição positiva, seja no aspecto pedagógico ou no administrativo, com certeza estaremos rumo a uma escola mais democrática e autônoma, assim a APMF, o Conselho Escolar, o grêmio, entre outros, irão assumir uma importante função pedagógica, promovendo uma cultura do diálogo e da coletividade.
Lenir Lopes Cabral
Carlos Eduardo de Abreu Calixto
Monique Garcia Albuquerque
Dejanete Santos
Sanzia do Pilar Machado Kruger
Josiane C. M. Cembranel
Roceleni R. Palucoski
Ewerson Carlo Cabral Santos Souza