Local: CEEP
Data: 20/11/2014
Município: Cascavel
NRE: Cascavel
Coordenador de estudos: Maria Valdeny Ferreira Gomes
Kelly Moreira
Grupo 1 - PAG 12
REFLEXÃO E AÇÃO
Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos(as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho.
Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão?
Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos(as) na tomada de decisões dessa mesma natureza.
Quais os possíveis motivos dessa inclusão?
Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?
As decisões tomadas nas escolas são muitas e, nem sempre, atingem todos os envolvidos. Durante este ano letivo tenho percebido um esforço maior das direções das escolas nas quais trabalho para fazer com que o professor se sinta incluído nas decisões mais importantes e que afetam um maior número de pessoas.
Porém, o esforço também não pode ser realizado somente por parte da direção sem uma resposta ativa dos professores, uma das últimas discussões que me recordo foi sobre o calendário escolar, nas duas escolas nas quais atuo os professores foram convidados a participar da reformulação do calendário, mas poucos realmente participaram dessa reformulação, talvez por falta de tempo, talvez por falta de interesse. As datas de reuniões e conselhos que são fixadas no calendário escolar sempre são motivos de discussões nas reuniões pedagógicas, o que justifica a importância da participação dos professores na reformulação do calendário.
A maioria das decisões são discutidas nas reuniões pedagógicas e contam com a participação de todos os professores, porém, em algumas escolas, não há discussão e sim imposição, o que faz com que o professor se sinta excluído no processo decisório.
Não me recordo de ter sido excluída de decisões sobre o cotidiano escolar, mas, acredito que, muito do que acontece na escola não é repassado para o professor, o que também é uma forma de exclusão. Muitas coisas são impostas pelos próprios núcleos de educação e não há nem tempo para discussão, quando percebemos as mudanças já ocorreram e afetaram nosso trabalho.