LOCAL/DATA: CEEP -Cascavel, 13 de setembro de 2014.
MUNICÍPIO: CASCAVEL PR
NRE CASCAVEL
ORIENTADOR DE ESTUDOS: INÊS DOS SANTOS
PARTICIPANTES DO GRUPO: EVALDO MARTINS SANTANA FILHO, ELEDIR IGNACIO DOS SANTOS, FRANCISCA FIRMINO DA SILVA, GELSON LEANDRO KAUL, DENISE ELIZABETH PASQUALETTO
Acreditamos que o jovem chegue na escola com todas as habilidades básicas desenvolvidas no decorrer do seu desenvolvimento e crescimento, seja pessoal ou escolar. Até os 11 /12 anos o jovem deverá ter aprendido as habilidades neurais. O que acontece é inversamente proporcional ao que esperamos, o mundo atual, as dificuldades encontradas durante o crescimento influencia quando esta criança se torna jovem e chega sem as habilidades que seriam esperadas nessa fase. Como repassar conhecimentos novos e novas habilidades, se as básicas forem deficitárias. A base de tudo está nas disciplinas básicas, falta interpretação do texto apresentado, traz o conhecimento mas não domina a norma culta.
A interdisciplinaridade faz com que o todo seja apresentado ao jovem, as partes são o todo. Estudos fragmentados , vistos separadamente para facilitar a aprendizagem, mas que todas as disciplinas são importantes e uma complementa a outra
A moral e os bons costumes nos são repassados primeiramente pelos progenitores, depois por toda a família, quando a criança vai para a escola, ela conhece o meio social, dividir brinquedos, ser amigos de todos, conviver em sociedade.
Esperamos que os alunos tenham respeito pelos mais velhos, pelo professor, pelos colegas, por toda a sua escola, a carteira que senta, os cadernos que carrega, o cuidado com sua aparência são de responsabilidades de um conjunto de costumes. A igreja era o intermediador entre família e escola, hoje a intermediadora da família e escola, e sim a mídia. E essas informações não são apropriadas para algumas faixas etárias, mas a midia está liberada.