Reflexão e Ação caderno 2 - CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra - Foz do Iguaçu - Pr

CEEBJA Prof. Orides B. Guerra – Foz do Iguaçu - Paraná

FÁBIO VICENTE
FABIOLA REGINA DE ARAUJO ALVES
FRANCISCO DE ASSIS ONORIO
GENECI RIBEIRO PADILHA
ILZE BARTHEL RONCONI
MALGARETE TEREZINHA ACUNHA LINHARES
NEREIDA WILLIAN PETER BRAZ
STELLA MARIS RAMOS
TÂNIA MARIA MIGLIORANÇA
TEREZINHA F. SERRA MARTINS
ALAYDE NICOLETTI TEIXEIRA

Identidade dos sujeitos do Ensino Médio no CEEBJA

Os alunos da EJA da rede pública em sua maioria apresentam características variadas, são proletários, desempregados, donas de casa, empregadas domésticas, jovens, idosos, pessoas com necessidades especiais, estrangeiros, empresários, sujeitos em privação de liberdade, alunos com suas diferenças culturais, étnicas e religiosas, entre outras.
Para conhecer o perfil do educando do Ensino Médio na EJA, é necessário conhecer sua história, cultura e costumes, entendendo-o como sujeito que traz para a escola diferentes vivências significativas. Os educandos da nossa escola, na grande maioria, são pessoas que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar ou deixaram a escola por vários motivos quando jovens. Assim, quando retornam ao banco escolar, já são pais e mães  que buscam uma escolarização formal por diversos motivos, que podem ser necessidades pessoais, exigência para o trabalho,  outros aspectos que demandam uma educação que considere o tempo, espaço e a cultura desses grupos.
Nesse contexto a escola busca respeitar e valorizar o conhecimento adquirido ao longo da vida. Essas experiências são fundamentais e significativas ao processo educacional que devem ser consideradas para a elaboração do currículo escolar. O CEEBJA também contempla o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais. Considerando a situação em que se encontram, priorizam-se ações educacionais específicas e que oportunizem o acesso, a permanência e o sucesso destes no espaço escolar. O objetivo da equipe pedagógica é o protagonismo do aluno, proporcionando conhecimento para o êxito profissional, social e resgate de sua cidadania.
Uma das formas de valorizar a história de cada sujeito da EJA é respeitando a sua variedade linguística. No entanto, sabemos que eles chegam ao CEEBJA com o desejo de se apropriar da língua padrão, “escrever e falar certo”, pensamento muito comum. Se na EJA pretende-se valorizar o sujeito educando, que o mesmo seja amplamente compreendido, oportunizando os meios para torná-lo autônomo e confiante, superando os seus limites.
A escola de EJA deve incentivar o aluno para que exerça em todos os seus atos a cidadania que está sendo conquistada com a educação, e entenda a importância de cada cidadão para a construção de um país e um mundo mais fraterno e justo.

Fonte: Projeto Politico Pedagogica do CEEBJA – Foz do Iguaçu – Pr.
Barbosa, Jane Rangel Alves. Organizaçao de sistemas diferenciados.
A Identidade do aluno e do Professor da EJA - 15/07/2011
Edite Maria Sanches Viana, Jaqueline de Sá Rampazzo Sanches e Rosangela da Silva Miranda. http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2069
Textos disponibilizados no modulo 3 deste curso.
Fonte:Educação de Jovens e Adultos:teoria, prática e proposta/ Moacir Gadotti, José E. Romão (orgs.)-12.ed.-São Paulo: Cortez, 2011.