Reflexão e Ação: Caderno 1 página 31.

Para os jovens de Ensino Médio o trabalho é uma questão essencial e um dos principais motivos da evasão escolar atualmente.
Existem estatísticas atualmente que comprovam o aumento nos últimos 10 anos dos jovens que apenas trabalham. De acordo com os dados da PNAD-IBGE, 2009 apenas 37,9% dos jovens concluem o ensino médio. Metade da população entre 18 e 24 anos apenas trabalha, 15% só estudam e 15,5% estudam e trabalham.
A questão socioeconômica interfere diretamente na relação aluno escola e propicia o processo de exclusão bem como a própria sociedade, sendo que muitas vezes a escola se torna excludente, reforçando a prática do individualismo e da competição.
A escola não é a principal responsável pela formação do indivíduo. Existe toda uma complexidade de fatores que influenciam essa formação sendo que uma delas é a sociedade na qual o educando está inserido.
Em nossa comunidade escolar o perfil social, cultural e econômico dos alunos que frequentam o Ensino Médio é de classe econômica baixa, com acesso a cultura, ao lazer, ao esporte de forma restrita. A maior parte das famílias são de baixa renda. O que leva os nossos jovens ao ingresso no mercado de trabalho de forma precoce.
É necessário que o poder público e as escolas se organizem e promovam situações de aprendizagem de qualidade que atendam as diferenças individuais dos mesmos de forma inclusiva e não excludente.