Grupo: Andreia B. Prat, Angela Maria Slongo, Darlan Chiamulera,Diego Rossi, Dileusa Camargo, Ema Piasson, Ivanete Marin, Emerson Marques, Flaviano Operacz, Francielli V. D. Betta,
Respostas das questões do Caderno1 - Reflexão e Ação
1- A educação no Brasil sempre foi uma questão política, sempre serviu aos interesses de uma classe dominante. Educação de qualidade nunca foi para toda a população. Por isso o grande desafio consiste que a educação seja para todos, com qualidade.
Propõe-se um Ensino Médio de 4 anos, que o período noturno não seja de 5 aulas, porém 4 ( 2 e 2) isto é duas aulas de cada matéria. Ou quem sabe ensino médio integral de 3 anos em que o aluno ganhe para estudar, assim não haveria necessidade de trabalhar.
Há ainda o desafio maior que é a evasão e repetência. Os alunos evadem em vista de sua realidade socioeconômica, filhos de classes populares precisam trabalhar antes dos 18 anos de idade.
2- Os desafios que permanecem para o Ensino Médio e as possibilidades de explicação para eles são difíceis de serem solucionadas pois dependem de uma educação socialmente referenciada, universal, comprometida com a formação integral de todos cidadãos.
Nesta escola, os turnos tem realidades diferentes, pois o Ensino Médio de manhã, os alunos não trabalham ou quando fazem é apenas meio período. À noite, a grande maioria dos alunos são trabalhadores, porém desejam prosseguir os estudos para ter uma profissão qualificada.
3- Avançar na direção de garantir o ensino como direito igualitário de todos de forma pública, gratuita laica e com qualidade sob a responsabilidade do estado.
Para sair da situação fragmentada que se encontra o Ensino Médio hoje é imprescindível construir os caminhos que levem para formação humana integral e igualitária para todos.
A formação humana integral implica em competência técnica e compromisso ético que se revelam em uma atuação profissional pautada pelas transformações sociais, políticas e culturais, visto que a aprendizagem é um processo singular e social que ocorre de diferentes formas.
Para que haja aprendizagem efetiva é preciso incorporar ao currículo conhecimento que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo, pois é a partir dele que há compreensão do significado econômico, social, histórico, político, cultural das ciências, das letras e das artes.
O trabalho como princípio educativo não se restringe ao “aprender trabalhando” ou ao “trabalhar aprendendo” , mas reconhecendo como indivíduo que produz e transforma a existência humana.
É preciso que o currículo contribua para a compreensão dos dois sentidos do trabalho como princípio histórico e ontológico.
O trabalho é princípio educativo em seu sentido histórico na medida em que se consideram as diversas formas significativas que o trabalho vem assumindo nas sociedades humanas no sentido ontológico compreendido como mediação primeira entre homem e a natureza e portanto, elemento central na produção da existência humana
4- É preciso investimentos: na base, nas estruturas, nos profissionais da educação, políticas educacionais.
É preciso que o jovem conheça todas as áreas do conhecimento que conduza autonomia de estudos, Educação Integral para que entenda melhor os elementos que tem significado para a sociedade contemporânea e para que todas as suas escolhas pessoais, profissionais e éticas, sejam fundamentadas no conhecimento. O ensino médio mais que preparar para o vestibular é um momento de vivência da adolescência para a idade adulta. É importante que a família participe das atividades da escola porque nos dias atuais estão muito distantes.
Fonte:
Brasil Império - Apostila P. 06 - 1822 - 1889