COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
GRUPO: Karina Zachou Frasson, Sandra de Oliveira Ferreira, Sandra Ap. Filippin, Silvia Maria Nandi Dal Pozzo, Tatiane Federizzi, Vani Aparecida Barbieri
Questão l
De acordo com estudos realizados sobre a reconstrução histórica no que tange a educação, percebemos que houve rupturas no ensino e ocasionaram dualidades presentes na organização do ensino médio, que interferem no processo de ensino aprendizagem. Em virtude disso, o projeto de formação humana integral propõe-se a superar tais obstáculos para que de fato a educação aconteça. Os reflexos desta construção histórica refletem até os dias atuais e sinalizam mudanças significativas em toda instancia educacional para que se tenha um ensino de qualidade, capaz de propiciar a compreensão da vida social relacionada á cultura e trabalho.
Questão II
Para responder essa questão nossa escola elaborou uma pesquisa socioeconômica e aplicou aos alunos do ensino médio, levando em consideração, questões importantes para entender o nosso aluno e refletir com quais objetivos vem à escola e porque apresentam tais rendimentos. Ao analisarmos os dados, percebemos que o perfil dos alunos são diferentes, o que implicam em realizar dinâmicas distintas na abordagens dos temas a serem trabalhadas dentro de um processo significativo, a partir de novos olhares que busca-se compreender essas juventudes e superar limites encontrados para o ensino.
Questão III
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394-96 diz que a educação é para todos, mas, infelizmente nem todos tem acesso. Compete ao estado garantir esse direito, igualitário a todos de forma gratuita, laica , de qualidade dentro de uma estrutura concreta. Assim, o aluno terá uma formação humana integral , igualitária, cientifica, tecnológica, humanística, politica e estética. A partir dessas ações estimularemos o desenvolvimento das potencialidades dos alunos por meio de um processo educacional que promove aprendizagem e respaldo para que viva em sociedade, saiba lidar com diversas situações problemas sentindo-se como integrante do meio social.
Questão IV
A partir de leituras realizadas e pratica em sala de aula rumo a uma educação de qualidade, percebe-se que para chegar a universalização do ensino médio, a escola precisa repensar questões relevantes para responder os desafios colocados pelos nossos jovens, visto que trazem inquietações, buscam qualificação profissional e diversos anseios que a escola ainda não esta preparada para enfrentar. Posteriormente a escola deve fazer reflexões de suas ações e buscar soluções para tais dificuldades encontradas em seu âmbito.