Reflexão e Ação – CADERNO 06 - Avaliação no Ensino Médio

Orientadora: Simone Mirian Rizental

Alunos: Marivania Menegarde

Syrlei Aparecida Luiz Prezoto

Maria Salete da Silva Bozza

Maria Aparecida Mendes de Souza

Maria Marlene Marcon Bosio

Roserlei Salete de Oliveira Furlan

Antonio Jose da Silva

 

Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:
– Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s).
– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
– Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
– Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
– Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.

Não constam no PPP conceitos de avaliação, mas, trabalhamos numa perspectiva democrática e inclusiva fundamentada nas concepções dos renomados educadores, priorizando os aspectos qualitativos conforme fundamentação da LDB 9.394/96 no Art. 24. A avaliação é contínua e deve ser realizada levando em consideração as competência e habilidades de cada um de nossos educandos e em todas as situações de aprendizagem, de acordo com os objetivos propostos e os procedimentos metodológicos vivenciados pelos mesmos. Realizamos avaliação diagnóstica, formativa e somativa.
Os Instrumentos mais utilizados são: Seminários, exercícios escritos; Estudo Dirigido; Pesquisas; Relatórios; Produções Textuais; Provas objetivas e subjetivas, Provas diagnósticas e avaliativas.  Realizamos atividades individuais, coletivas e provas que contemplam as três notas e suas devidas recuperações, para mostrar o desempenho nestas situações de aprendizagem.
Os Critérios de pontuação/notas dependem da quantidade de questões estabelecidas e da metodologia de trabalho do professor.  A avaliação qualitativa esta intimamente relacionada a participação e interesse dos alunos nas aulas; Assiduidade e Pontualidade; Apresentação de trabalhos; Expressão oral e escrita,  Compromisso com as atividades propostas.
São realizados Conselhos de Classe bimestralmente e/ou trimestralmente e ao final do ano letivo para resolução dos problemas mais freqüentes.