Diante dos temas abordados durante o Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio, e discussões realizadas com alunos e colegas de trabalhos, notamos, primeiramente, que existem várias "juventudes" inseridas nessa etapa de ensino, o que dificulta atingi-los com a mesma metodologia, e por isso há a necessidade de se adotar em uma mesma sala de aula várias metodologias, a fim de atingir o maior número de alunos. Além disso há uma grande evasão escolar, decorrente da necessidade desses alunos auxiliarem nas despesas domésticas, tornando o mercado de trabalho mais atraente do que a escola.
Outra questão que torna-se muitas vezes divergente, é que os alunos adoram a utilização de tecnologia em seu dia-a-dia, como celular, redes sociais, entre outros, porém quando a mesma é aplicada no processo de aprendizagem os mesmos distanciam-se desse recurso, fato que foi constatado em um trabalho realizado com a turma no 1ºU dessa escola, nesse ano letivo, onde os alunos deveriam trocar informações sobre alimentação saudável em uma rede social, porém houve pouquíssima adesão.
Diante disso, notamos quão grande são as dificuldades que encontramos nessa etapa de ensino, e por isso a necessidade de uma mudança.