PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna
Cursista: Mara Salete Campestrini
Reflexão e ação – p. 17
A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as
questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):
– quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
– qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
Como desafios na avaliação educacional, vemos como problemas, os órgãos governamentais, que pregam uma avaliação diagnóstica, onde deve ser levada em conta a participação do aluno, o seu saber natural, ou seja, uma avaliação bem leve, sem complicar a vida estudantil do aluno baseando-se no conhecimento que o mesmo possui e fazendo com que ele não se desestimule; porém, cobram resultados nas avaliações nacionais, onde as provas são elaboradas com um nível que ás vezes a escola não consegue implantar e como o assunto abordado de forma completamente diferente do dia-a-dia.
Na discussão concordamos que a avaliação deve ser continua, de forma a verificar os vários momentos de desenvolvimento do aluno, já que a ideia é dar ênfase também a comparação do aluno com o próprio desenvolvimento, ao invés de apenas comparar o seu “rendimento”, em um dado momento, como parâmetros externos a ele. Porém, essa realidade está cada vez mais próxima de uma utopia, pois o governo almeja apenas quantidade e não qualidade.