Reflexão e Ação Cad. VI

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna

Cursista: Daniela Angie Ferrando

 

Reflexão e Ação Caderno VI - Pág. 17

 

Quais tem sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?

Diante de discussões realizadas, chegamos à conclusão de que a avaliação realizada com os docentes deve ser qualitativa, de forma que ele demonstre o que realmente assimilou do conteúdo, sem deixar de considerar a diferença cognitiva de cada estudante. Porém o sistema educacional do Paraná baseia-se em notas, tendo como média mínima para que o aluno seja considerado apto a cursar o próximo ano letivo, 6,0, o que vem em desencontro com esse método de avaliação.

Além disso, uma grande dificuldade que encontramos é de com as avaliações externas são realizadas. Elas  consideram um conhecimento único, e não levam em consideração as especificidades de cada aluno, o que acarreta a diminuição de índices da escola.

 

Qual a sua concepção de avaliação e como ela se constitui na sua trajetória docente?

No meu ponto de vista a avaliação deve ser qualitativa e diagnóstica, tanto para o professor quanto para o aluno. Tanto que o meu processo de avaliação com os alunos não é realizado de forma "atropelada", e sim de forma calma com retomada de conteúdo, principalmente onde é observado maior quantidade de erros, a metodologia é diferenciada para depois reavaliar os mesmos. Ou seja, realizado recuperação paralela de conteúdo e de nota.